A Secretaria de Saúde de Picos lançou na tarde da quinta-feira, 08, a campanha do “Novembro Azul” em evento realizado no Posto de Saúde da Família do Povoado Torrões. Dezenas de pessoas compareceram ao ato que contou com a participação do titular da pasta, Waldemar dos Santos Jr., o prefeito Pe. Walmir Lima, o vereador Renato (PR) e a vereadora Creusa Nunes (MDB).
Solenidades semelhantes estão acontecendo em todos os postos do município de Picos, como forma de estimular a população masculina a realizar o “exame do toque”, que identifica precocemente o câncer de próstata, uma das principais causas de morte no Brasil.
Concomitante ao “Novembro Azul” a Secretaria de Saúde também está dando sequência ao “Outubro Rosa”, campanha que busca estimular as mulheres a fazer o autoexame de mama, também para identificar precocemente casos de câncer de mama.
.jpg)
O secretário de Saúde, Waldemar dos Santos Júnior, comentou que a pasta atua de acordo com o Ministério da Saúde, buscando estimular a consciência das pessoas para se prevenirem. A população masculina pode procurar os postos de saúde e de lá ser encaminhados para a realização do “exame do toque” nas clínicas especializadas.
“Nós estamos fazendo esse evento nos Torrões para estimular toda a população desse povoado e que irradie para toda a cidade de Picos para que o homem tenha consciência do que é prevenir, para que o homem procure o posto médico, depois de fazer os exames para evitar um mal maior que é o câncer de próstata”, declarou.
.jpg)
A coordenadora da Saúde do Homem, Mirchela Brito, informou que durante o ato foram realizados exames de aferição de pressão, testes de glicemia e encaminhamentos de exames. “Para que os homens possam vir na unidade básica para que possam conseguir esses exames com mais rapidez para ver se tem ou não o diagnóstico do câncer de próstata”, explicou.
Mirchela Brito disse que o homem ainda é resistente a procurar o posto de saúde com o fim de se prevenir, daí a necessidade de uma ampla campanha de conscientização.
O prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima, comentou que é indispensável ir até as comunidades para informá-las sobre a importância da prevenção, o que pode salvar vidas além de evitar um tratamento dispendioso e sofrido para o paciente.
.jpg)
O “exame do toque” deve ser realizado anualmente pelo público masculino a partir dos 45 anos. Através desse exame o nódulo pode ser identificado no início, o que vai requerer um tratamento mais simples, menos agressivo e custoso.
.jpg)
.jpg)
.jpg)
.jpg)