Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Picos é aprovado no Pet Saúde

Publicado em 20/06/2018
Por Jailson Dias
7f061326aa2df8e3d571600e82e3.jpg
7f061326aa2df8e3d571600e82e3.jpg
Coordenadora do projeto/Ascom

A Secretaria Municipal de Picos, juntamente com a Universidade Federal, conseguiu a aprovação no PET Saúde, as ações devem ser disseminadas em todo o município pelos próximos dois anos.

O PET Saúde (Programa de Educação pelo Trabalho para Saúde) é um programa que busca integrar o ensino, o serviço e a sociedade, de uma maneira que seja possível estabelecer uma articulação entre o Sistema Único de Saúde e as Instituições de Ensino envolvidas.

“Esse projeto tem que atuar como uma ponto de fomento da organização, das ações de integração do ensino, serviço e comunidade. De forma que a articulação contribua para a formação dos alunos e para o atendimento das necessidades de saúde da comunidade”, ressalta Ionara Holanda coordenadora de Atenção Básica.

Dentre as propostas de ações que serão desenvolvidas pelo projeto estão a discussão sobre as mudanças curriculares dos cursos envolvidos, promover ações em conjunto com a Secretaria  e as equipes de saúde da família e NASF. Dentro das ações previstas também estão as de implementar a integração entre os cursos envolvidos no projeto. Estas ações serão voltadas a assistência a comunidade dentro das ações prioritárias, que contam com saúde da mulher, saúde da criança, saúde mental e outras.

Os participantes deste projeto receberão uma bolsa de incentivo a elaboração das ações, “então existirão vários  grupos de educação tutorial direcionado para serviços a comunidade, com colaboração da Secretaria de Saúde, da Secretaria Municipal de Saúde e da universidade, esse projeto só tem a trazer benefícios a população”, destaca a coordenadora de Atenção Básica.

Participam deste projeto professores, os profissionais da secretaria, os alunos e comunidade.

Fonte: picos.pi.gov.br

Comentários