As condições climáticas na região de Picos estão instáveis: temperaturas mais amenas com presença de chuvisco, seguidas de sol forte e muito calor. O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) aponta que o “clima favorável” é apenas uma passagem já que as temperaturas devem se manter elevadas atingindo os 40°C.
Os dados do INMET ainda revelam que no mês de outubro já choveu quase 20 milímetros de água no município. O fator contribuiu para a redução temporária nas temperaturas que no período da manhã atinge os 30°C e na parte da tarde (ápice do calor) os 36°C.
No entanto, nos últimos dias, a sensação de calor e sol forte vem aumentando significativamente as temperaturas e a população local começa a sentir os efeitos. O vendedor ambulante Rodrigo Costa disse que para se livrar do sol forte recorre ao uso do chapéu e do protetor solar.
“As altas temperaturas são muito fortes e como trabalho direto no sol necessito me proteger. Uso muito protetor solar, chapéu, mas ainda assim não resolve o problema. As vezes passo até mal com o calor forte”, afirmou o vendedor
O técnico do INMET, em Picos, Eugênio Lopes, explicou que em novembro a exemplo do mês anterior poderá ocorrer o aparecimento de chuvas que ainda não configuram o inverno.
“É comum no mês de outubro e novembro ocorrerem as primeiras chuvas. Chuvas em áreas isoladas que não configuram inverno. Isso ocorre devido o forte calor e a formação de nuvens”, afirmou o meteorologista.
Eugênio Lopes pontuou ainda que o INMET não possui a previsão para o período de inverno 2019. A mesma deverá ser divulgada neste mês. A média geral de chuva nos últimos anos foi próximo da marca dos 600 milímetros de água.