Sábado, 05 de Outubro de 2024

Festival de Cultura em Santa Cruz do Piauí se consolida como um dos melhores eventos do estado

Publicado em 17/06/2018
Por Edson Costa
808f7a87809a8b5b29df7178f959.jpg
808f7a87809a8b5b29df7178f959.jpg
Multidão prestigiou shows/Edson e Gelimar

Idealizado no primeiro ano do mandato do prefeito Barroso Neto, o Festival de Cultura de Santa Cruz do Piauí já é considerado como um dos melhores e maiores eventos registrado no interior do Piauí. Prova disse foi a grande quantidade de pessoas que prestigiou o evento festivo promovido entre os dias 29 de outubro a 1º de novembro.

Imagens dia 29!

Imagens dia 30!

Imagens dia 31!

Imagens dia 1º!

Neste ano de 2018, o gestor inovou e fez diferente, não somente com os shows em Praça Pública, mas também desenvolvendo uma programação voltada para a cultura local e regional. “Aprimoramos este evento e promovemos dois dias de cultura e dois de festa. Estou feliz em razão da população ter aceito o nosso convite e ter vindo prestigiar todos os momentos do Festival de Cultura”, disse o prefeito.

Prefeito e o Dr. Jurandir Filho com o cantor Eric Land

O II Festival de Cultura em Santa Cruz do Piauí foi uma realização da Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura. O evento teve como objetivo proporcionar lazer e diversão para os santacruzenses, além de momentos de resgate e valorização da cultura local e regional.

A programação foi aberta na manhã de segunda-feira, 29 de outubro, com a solenidade de revitalização da Biblioteca Pública Municipal Maria das Dores Martins dos Santos. Homenagens foram prestadas durante o evento para pessoas que contribuíram e que ainda contribuem para a existência da mesma.

Leitores mais assíduos da biblioteca foram homenageados

Medalhas de Honra ao Mérito foram entregues para os homenageados. Os leitores que mais frequentam o local foram agraciados com medalhas, certificado e um livro de presente. As três leitoras que mais leem livros na Biblioteca são a senhora Maristela Araújo, a aluna Gabriela e a professora Érika Najara.

À noite deste primeiro dia foi voltado para o resgate e valorização da cultura local. Em uma tenda montada no centro da cidade houve a exposição de comidas típicas e do artesanato da cidade, e ainda, desfile que escolheu a Garota Cultural 2018 e também apresentações culturais, dentre as quais, reisado de Rita de Doutor e dança Afro das comunidades Quilombolas de Santa Cruz e de Paquetá do Piauí.

Autoridades com garotas que desfilaram

Na noite de terça-feira, 30 de outubro, a organização do evento oportunizou a comunidade de conhecer novas culturas regionais com a apresentação do Grupo de Bandolins Rosário Lemos, da cidade de Oeiras, composta por alunos das Escolas Municipais Lourenço Barbosa e Zezé Ferreira, e ainda, a Orquestra Jazz Sinfônica, composta por alunos da Universidade Federal do Piauí. As apresentações aconteceram no polo da UAB.

Orquestra de Teresina se apresentou no município

Na manhã do dia 31, o evento foi marcado com a distribuição de mudas frutíferas e ornamentais através do Projeto “Piauí Mais Verde”. A distribuição foi feita na localidade São Bento, onde recentemente o local foi castigado com uma grande queimada.

A programação seguiu no turno da noite com shows em Praça Pública dos cantores Caninana do Forró e Eric Land. Na quinta-feira, 1º de novembro, se apresentaram no palco central da festa a Banda Saia Rodada e o cantor Fernando Pisadinha. Nos dois dias, artistas da terra também se apresentaram.

Caninana do Forró foi uma das atrações

Durante entrevista, a secretária municipal de educação e cultura, Marinalva Gonçalves, lembrou que pela segunda vez consecutiva o prefeito Barroso Neto acrescentou na festa uma programação que visa o resgate da cultura. Ele destacou positivamente a participação popular e agradeceu toda equipe pela organização do evento.

Secretária Marinalva com a Garota Cultural, Cindy Hanne

Além do prefeito Barroso Neto e da secretária de educação estiveram também presentes o vice-prefeito Nêgo de Boza; o ex-prefeito e líder político do município, Jurandir Martins; o diretor estadual do Hemopi, Dr. Jurandir Filho; prefeitos da região; vereadores; secretários municipais e a população em geral.

Ex-prefeito Jurandir Martins prestigiou todo evento

Comentários