Assim como acontece todos os anos, o cemitério São Pedro de Alcântara, em Picos, mais uma vez recebe um grande público no Dia de Finados. Neste dia 02 de novembro, nossa reportagem esteve no local e constatou de perto toda movimentação que acontece por lá.
Muitas pessoas acordaram bem cedo para participar da missa em ação de graças pelos falecidos, celebrada pelo bispo Dom Plínio José Luz da Silva e concelebrada pelos padres Francisco Pereira Borges (Pe. Chiquinho) e pelo padre David Barros.
A celebração aconteceu na capela do próprio cemitério, o maior da cidade, com início às 06h00, estando programada para acontecer outra às 17h00, no mesmo lugar. Uma grande multidão participou da tradicional missa.
Logo após a celebração, os participantes aproveitaram para visitar os túmulos de familiares e amigos, e ainda, fazer orações. Em alguns túmulos famílias inteiras estavam reunidas e rezando pelos seus entres queridos.
“É importante celebrar este dia, principalmente para recordar os entes queridos e vivenciar também a sua experiência com Deus. Este é o dia em que as pessoas rezam e refletem também a sua vida diante de Deus, porque nós estamos neste mundo na esperança da vida eterna e este é o dia que resume toda esta realidade futura, onde refletimos a palavra de Deus que nos leva a cair numa realidade sincera, de fidelidade a Jesus Cristo, no seguimento de sua palavra e convivência fraterna, sobretudo ajudando aqueles que necessitam de uma caridade fraterna. Que este dia seja um momento oportuno para as pessoas meditarem sobre o sentido da vida e assim possam cada vez mais se aproximar da graça de Deus que esta sempre ao nosso alcance”, disse Dom Plínio logo após a celebração.
Dom Plínio José, bispo de Picos
.jpg)