Sábado, 05 de Outubro de 2024

Simões celebra a 88ª festa religiosa do seu padroeiro São Simão

Publicado em 11/06/2018
Por Edson Costa
3d59d10c662a277c0ce1517f1998.jpg
3d59d10c662a277c0ce1517f1998.jpg
Missa Solene da Festa foi presidida pelo bispo Dom Plínio/cidadesnanet

 

Simões, também conhecida como a ‘cidade dos ventos’, celebrou no período de 19 a 28 de outubro, os festejos de seu padroeiro, São Simão, a mais antiga tradição religiosa do município, realizada há 88 anos.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Este ano, o festejo refletiu sobre o tema “Alimentados pela Eucaristia, os leigos assumem com fé sua vocação”, e lema “Sal da terra e luz do mundo”, ambos fazendo alusão ao ano do laicato.

As celebrações tiveram início no dia 19, com uma caminhada pelas ruas da cidade, seguida do hasteamento da bandeira de São Simão. O ponto alto do festejo foi neste final de semana. No sábado, dia 27, aconteceu à última noite de novena e missa, presidida pelo padre Antônio Ismael e concelebrada pelos padres Miguel Feitosa e José Pio.

Após a santa missa, foi realizado o tradicional leilão de São Simão, um momento de confraternização da comunidade católica. Um grande número de fiéis católicos ocupou o espaço em frente à Igreja Matriz para participar da celebração e do leilão.

Leilão atraiu grande número de fiéis

Na manhã de domingo, 28, dia em que os brasileiros foram às urnas para escolher o governante do país para os próximos quatro anos, a partir de janeiro de 2019, fiéis católicos estiveram reunidos no interior da Matriz, que está em reforma, para participarem da missa solene da 88ª festa de São Simão, presidida pelo bispo diocesano, Dom Plínio José e concelebrada pelos padres do Zona VII da Diocese de Picos.

Católicos participaram de procissão

Prefeito e primeira-dama na procissão

À tarde, outro momento bastante participativo, a procissão com a imagem de São Simão pelas ruas da cidade, com a participação de centenas de fiéis católicos devotos do padroeiro. Já era noite quando o padre Miguel Feitosa, pároco local, conduziu o ritual da bênção do Santíssimo Sacramento e de descerramento da bandeira, encerrando oficialmente a tradicional festa religiosa.

Padre Miguel coordenou festejo

Fonte: cidadesnanet

 

Comentários