Um grupo de profissionais formado por psicólogas, advogadas, professores, enfermeiras, assistentes sociais, dentre outros, está promovendo na manhã desta quinta-feira, 25, o ato “Vira Voto na Praça Félix Pacheco de Picos”. A ação é bem simples, munidos de folhas de papel com as falas e propostas dos dois candidatos que disputam o segundo turno da eleição presidencial – Fernando Haddad (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), que acontece no próximo domingo, 28, eles abordam os transeuntes e mostram frases e propostas para saber se as pessoas reconhecem de quem partiu as declarações.
Segundo a psicóloga Denise Delmonte esse movimento é independente e não possui vinculação com nenhuma instituição pública ou privada, nem política. Todos os participantes combinaram de promover o ato através do WhatsApp, uma vez que partilham das mesmas ideias, valorizando, sobretudo, a democracia.
Psicóloga Denise Delmonte
“Nós estamos tentando sensibilizar as pessoas a respeito dos valores e dos planos de governo dos candidatos a presidente agora em 2018. Temos aqui frases e trechos dos dois, então as pessoas vão adivinhar de quem é a frase e se adivinhar, ganha um brigadeiro”, declarou.
Denise Delmonte disse que a principal motivação está em evidenciar os discursos colocados pelos candidatos nesse segundo turno das eleições.
A advogada Rildênia Moura informou que a ideia surgiu de um grupo existente na rede social Instagram, chamado “Vira Voto”, que tem promovido ações de incentivo a reflexão da sociedade por todo o Brasil. “Não estamos com a intenção de dizer em quem votar, mas proporcionar que as pessoas reflitam a partir de tudo que já foi dito pelos candidatos”, declarou.
Rildênia Moura
Rildênia Moura frisou que não existe a intenção de pedir votos para nenhum dos candidatos, apenas de expor a existência de valores que estão acima da escolha de um político para governar o país.