Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Campanha Outubro Rosa orienta mulheres em Geminiano para a prevenção de dois tipos de câncer

Publicado em 05/06/2018
Por Edson Costa
0b7a6d2a808db74fa6c6a8153a8a.jpg
0b7a6d2a808db74fa6c6a8153a8a.jpg
Encontros estão acontecendo nas UBS/cidadesnanet

 

O município de Geminiano aderiu à Campanha Outubro Rosa. A ação, realizada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Saúde, prevê a realização de encontros com mulheres nas sete Unidades Básicas de Saúde da Rede Municipal, distribuídas na sede e nas comunidades rurais.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Realizada através das Equipes de Saúde na Família, a mobilização teve início nesta segunda-feira, 22, na UBS Jany Campos, no Assentamento União, com o médico Agnelo Ribeiro e a enfermeira Carla Monteiro. À tarde, foi a vez da sede, na UBS Raimundo de Barros Araújo, com o médico Francisco Sampaio e a enfermeira Kassiana Aquino.

A Campanha iniciou com grande participação. Só no primeiro dia foram envolvidas cerca de 300 mulheres. Nesta terça-feira, 23, quando o encontro aconteceu na UBS Antão Manoel Flor, situada no povoado Uberlândia, participaram aproximadamente 70 mulheres da comunidade sede e das localidades vizinhas – Cacimbinha, Exú e Milhans. O encontro foi coordenado pelo médico Hélber Moura e a enfermeira Melissa Flávia.

Médico Hélber Moura e a enfermeira Melissa

Nos encontros são realizadas palestras de conscientização e orientação à cerca dos dois tipos de câncer que mais acometem mulheres, o câncer de mama e do colo do útero, fortalecendo as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce da doença.

Mulheres têm participado dos encontros

Estilo de vida, alimentação, os sintomas, tipos de exames para detecção e o tratamento são os pontos mais explanados pelos profissionais de saúde. Outro ponto enfatizado nas palestras é o diagnóstico precoce, que aumenta significativamente as chances de cura. Em relação ao câncer de mama, por exemplo, a chance de cura é de 95%.

“Descobrir qualquer tipo de câncer antes de sentir um sintoma torna o tratamento mais eficiente. Por isso a importância do rastreio mesmo que o paciente não esteja sentindo nada.”, disse o médico Hélber Moura.

Durante os encontros são realizados sorteios de presentes, distribuição de brindes e lanches para todas as mulheres.

José Genival, o GG, secretário municipal de Saúde, está participando da campanha. Hoje, na Uberlândia, em sua fala, o gestor destacou a importância da prevenção. “É importante a gente ter um médico para atender a população doente, mas, também, para realizar esse trabalho preventivo. Tratar é importante, mas o melhor caminho é prevenir, e é isso que nós estamos buscando com essa campanha, orientando as mulheres a se prevenirem, a cuidarem mais da própria saúde.”, disse.

GG, secretário de saúde de Geminiano

O secretário anunciou que no próximo mês a Secretaria de Saúde realizará uma nova campanha, Novembro Azul, com foco no cuidado com a saúde do homem em relação ao câncer de próstata. Ao finalizar, GG parabenizou as equipes pelo trabalho que vem sendo realizado.

O prefeito Erculano Carvalho, que também esteve presente nos encontros, reforçou a importância da campanha Outubro Rosa para a vida da população feminina. Ele destacou um importante trabalho da sua gestão, a construção de Unidades Básicas de Saúde em sete comunidades rurais, aproximando os serviços de saúde da população com qualidade. “Estamos equipando as comunidades com espaços adequados para o trabalho dos profissionais de saúde, permitindo a realização de campanhas como essa. Fico feliz, também, em ver a população participando dos encontros.”, pontuou.

Erculano Carvalho, prefeito

Além das sete UBS já entregues, outras três estão em construção. “Nosso projeto é, ao término da nossa gestão, construirmos onze Unidades Básicas de Saúde. É um compromisso nosso feito em campanha. Nós já entregamos sete e estamos com quatro para serem entregues. Destas, três já estão em fase de conclusão nas comunidades Veríssimo, Milhans e no povoado Bem Ti Vi, onde nunca foi construída nada pelo poder público, e nós teremos a satisfação de, em dois ou três meses, estarmos entregando a Unidade, que é um sonho daquela população.”, disse.

Outros encontros serão realizados ainda essa semana nas comunidades Muquém, Agrovila, Samambaia dos Marques e Assentamento Barreiros.

Fonte: cidadesnanet

 

Comentários