O crescimento da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Picos, já começa a motivar manifestações que pedem a sua independência e consequente transformação de uma universidade federal efetiva, sem mais depender das determinações da reitoria em Teresina. Na última sessão ordinária da Câmara Municipal o vereador Evandro Reis (PTB) apresentou um requerimento nesse sentido.
A atual diretora da UFPI de Picos, Alveni Barros, já declarou em entrevista ao Folha Atual que é uma de suas metas trabalhar para que a UFPI se transforme na Universidade Federal do Vale do Guaribas.
Com o oferecimento de nove cursos de graduação que contemplam as áreas de ciências humanas, exatas e biológicas, e 3 mil alunos, a universidade está dando passos largos nesse sentido, precisando, no entanto, que a sociedade abrace a causa.
Na tentativa de que o Campus de Picos deixe de ser um campus e se torne uma universidade Alveni disse que continuará a pleitear novos cursos na tentativa de que assim venha a ser constituída a Universidade Federal do Vale do Guaribas. O nome seria apropriado uma vez que a UFPI de Picos recebe alunos de toda a região de Picos, definido pelo governo do estado como Território do Vale do Guaribas.