O Governo do Piauí, por meio da Secretaria de Estado da Educação e Cultura (Seduc), vem trabalhando para melhorar a qualidade de ensino na rede estadual. Isso inclui reforma, construção e ampliação de escolas, assim como merenda de qualidade e professores qualificados. A Seduc investe nos profissionais que fazem a educação através de variadas capacitações que são oferecidas aos gestores, a exemplo do Encontro Regional do Plano de Ações Articuladas (PAR), que está sendo sediado no município de Picos.
Participam do evento, nesta sexta-feira (7), cerca de 130 pessoas, dentre elas autoridades políticas e representantes da Educação. Na programação, apresentações culturais, exibição de vídeos, estudos sobre o PAR, momentos de socialização com avaliação do programa nos municípios e muitas orientações para atualização e execução do programa educacional. Essas orientações servirão de base para a execução de metas que visam melhorar cada vez mais a educação nos municípios.
De acordo com a coordenadora de Assistência Técnica aos Municípios da Secretaria de Estado da Educação e Cultura, Lóris Maria da Costa, esse encontro já foi realizado nas cidades de Parnaíba nos dias 28 e 29 de maio e de Floriano de 4 e 5 de junho. Em Picos, o encontro, que termina nesta sexta-feira (7), servirá para capacitar gestores e técnicos municipais com vista à atualização e execução do Plano de Ações Articuladas do Município.
Segundo Samara Martírio, técnica do município de Bocaina, a capacitação é de grande relevância para o âmbito educacional, pois é somente desta forma que será garantido para o município recursos para uma boa infraestrutura nos prédios onde estão localizadas as escolas e, diretamente ligada a isso, a melhor qualidade de ensino para o aluno que tanto depende de seus gestores. "A execução das metas do PAR é de grande importância para a melhoria da educação. Sabemos da expressiva responsabilidade, mas com esforço, dedicação, planejamento, trabalho sério e boa vontade atingiremos nossos objetivos", destaca.
Entenda o PAR
O Plano de Ações Articuladas é uma ferramenta de planejamento do Ministério da Educação, de caráter plurianual, construído com a participação dos gestores e educadores municipais, baseado em diagnóstico de caráter participativo, que permite a análise compartilhada do sistema educacional em quatro dimensões: gestão educacional; formação de professores, dos profissionais de serviço e apoio escolar; práticas pedagógicas e de avaliação; infraestrutura física e recursos pedagógicos.
Fonte: Gov. PI