O Piauí se encontra na época de produção do caju, mas muitos produtores estão enfrentando problemas por conta das altas temperaturas registradas em Teresina e Picos, no Sul do Piauí. De acordo com produtores, a safra deveria estar no alto da colheita, entretanto, as plantas não produziram frutos.
Segundo o pesquisador da Embrapa, José Lopes, as flores dos cajueiros suportam uma temperatura de 36 º C e, nos últimos dias, foram registradas temperaturas acima desta média em Teresina e Picos, com isso, as plantas floresceram, mas não deram cajus ou produziram frutos bem pequenos.
Um lagarta conhecida como ‘broca da ponta do cajueiro’ também é responsável pela baixa produção de cajus. José Lopes explica como a lagarta age.
"Ele não come folha. Ele penetra na planta e come a parte interna do galho.Com isso, as flores sairam, mas não deram frutos”, afirmou.
Ainda conforme o pesquisador, existe formas de combater a existência da “broca da ponta do cajueiro”. Ele recomenda a pulverização da planta antes da flor abrir, mas isso impedirá a ação da praga.
Prefeitura de Santana do Piauí revitaliza açude em comunidade rural
Prefeitura de São Julião realiza ações de Saúde Bucal em todas as escolas municipais pelo Programa Saúde na Escola