Segunda-Feira, 14 de Outubro de 2024

Prefeitos da região de Picos dão maioria de votos para seus candidatos

Publicado em 22/05/2018
Por Edson Costa
b0e38660dede988c4016204b3a2d.jpg
b0e38660dede988c4016204b3a2d.jpg
Gestores comemoraram resultados. Na imagem comemoração em São Luís do PI/Folha Atual

 

Eleitos e alguns deles até reeleitos na última eleição municipal, os prefeitos da região de Picos provaram no último dia 07, que vem conseguindo manter a liderança e o favoritismo em seus municípios. Em uma pesquisa feita junto ao site do Tribunal Superior Eleitoral, o Folha Atual constatou que os candidatos apoiados pelos atuais gestores municipais foram os campeãs de votos.

Em alguns municípios, a votação do grupo político do prefeito foi dividida com a escolha de mais de um candidato para o mesmo cargo, onde somando a votação dos coligados, a maioria fica ainda maior.

Dos quatorze municípios pesquisados pela nossa reportagem, o governador Wellington Dias, que foi reeleito logo no primeiro turno, teve maioria em treze, ficando somente o município de Francisco Santos que o candidato do PSDB, Luciano Nunes, venceu com uma grande maioria, justamente por ter tido o prefeito, o médico Luís José de Barros, lhe apoiando.

Em todas estas cidades a votação dos dois senadores escolhidos pelos atuais gestores municipais também foi a maior. Nas imagens abaixo, os cinco candidatos mais votados para deputado estadual e federal em cada município citado:

Aroeiras do Itaim

No município de Aroeiras do Itaim, o prefeito Wesley Gonçalves vem mantendo sua liderança política. O gestor apoiou para a Câmara Federal, Assis Carvalho, que ficou em primeiro lugar com 1. 073 votos. Somando com mais 519 votos para Mainha, conquistado por lideranças do grupo do prefeito, somam-se 1.592 votos. Para deputado estadual o candidato apoiado pelo gestor foi Nerinho, que obteve 1.362 votos. Fernando Monteiro, apoiado por aliados, conseguiu 403 votos.

Prefeito Wesley e aliados na campanha com Nerinho (foto: O Povo)

Caldeirão Grande do Piauí

Em Caldeirão Grande do Piauí os candidatos apoiados pelo prefeito João Vianney também ficaram em primeiro nas votações. Júlio César foi o mais votado para deputado federal, com 1.063 votos e Georgiano Neto conseguiu 905 votos para deputado estadual. Além desta votação, Margarete Coelho e Rubem Martins conseguiram votos de aliados do gestor.

Vianney com Júlio César e Georgiano

Caridade do Piauí

O prefeito Toninho, de Caridade do Piauí, mesmo com apenas um ano e nove meses que administra a cidade, mostrou que o povo está satisfeito com a sua gestão, prova disso foi à aceitação dos caridadenses com os candidatos que ele apresentou. Júlio César obteve no município 1.988 votos para federal. Já Georgiano Neto também foi o mais votado conseguindo 2.175 votos. Ambos obtiveram mais da metade dos votos válidos computados no município.

Georgiano com prefeito e primeira-dama de Caridade

Francisco Santos

Em Francisco Santos não foi diferente. O prefeito Luís José de Barros cumpriu a promessa feita durante visita de seus candidatos a cidade, onde garantiu que eles seriam os mais votados no município. Júlio César obteve 2.151 votos e o deputado estadual Fernando Monteiro, que concorreu à reeleição, conseguiu 1.976 votos.

Dr. Luís José cumpriu votação prometida para candidatos

Geminiano

Já em Geminiano, o prefeito Erculano e seu grupo político provaram que estão de bem com os munícipes, pois saíram em busca dos votos e conseguiram a maioria. O gestor apoiou para deputada estadual Belê Medeiros que ficou em primeiro lugar na aceitação popular com 1.239 votos. O deputado Nerinho, que foi apoiado pelo secretário de saúde, GG, obteve 826 votos, que na soma apenas destes dois, já contabilizam 2.065 votos. Para federal Assis Carvalho obteve 749 votos, Mainha 609, Iracema 490 e Fábio Abreu 398 votos, todos apoiados por lideranças do mesmo grupo do prefeito.

Prefeito e alidos com Belê na campanha

Isaías Coelho

Mainha ficou em primeiro lugar na votação do município de Isaías Coelho para deputado federal. O candidato foi apoiado pelo prefeito Dr. Francisco Eudes Castelo Branco. Para deputado estadual o gestor com seu grupo político conseguiram 1.865 votos, sendo 805 para Nerinho, 569 para Ziza Carvalho e 491 para Henrique Pires.

Grupo do prefeito apoiou Henrique Pires, Nerinho e Ziza

Itainópolis

Em Itainópolis, o prefeito Paulo Lopes apoiou o cantor Francis Lopes e deu a maior votação para deputado estadual, com 1.260 votos. Além de Flávio Nogueira, apoiado pelo gestor, o deputado Assis Carvalho, votado por aliados do prefeito, também obteve uma grande votação. Ambos tiveram no município 1.306 votos (Assis Carvalho) e 1.090 (Flávio Nogueira).

Na campanha, prefeito pediu voto para candidatos

Marcolândia

Já em Marcolândia, os candidatos apoiados pelo prefeito Chico Pitu também saíram em primeiro lugar nas votações. Assis Carvalho obteve 1.376 votos para deputado federal e Francisco Limma conseguiu 1.072 votos. Todos os dois candidatos conseguiram mais do dobro do segundo colocado, apoiados pelos adversários.

Candidatos apoiados pelo prefeito tiveram ampla maioria

Paquetá do Piauí

Dr. Thales Pimentel, prefeito de Paquetá do Piauí, também foi um gestor que mostrou seu favoritismo ao dá uma expressiva votação para seus candidatos. Com o apoio de seu grupo, o gestor conseguiu 1.138 votos para o deputado federal Assis Carvalho e 496 para Paes Landim. Para deputado estadual Severo Eulálio obteve 1.234 votos e Dr. Hélio 339, ambos foram apoiados no município pelo prefeito e pelo vice-prefeito, Dr. Cleiton, respectivamente.

Dr. Thales apoiou Assis e Severo

São José do Piauí

Em São José do Piauí, em comum acordo, o prefeito Netão Bezerra e o vice-prefeito Adailzo Ferreira apoiaram candidatos diferentes, mas que somando a votação dos dois, o grupo político do gestor continua com maioria no município. Para federal Júlio César, apoiado pelo gestor, obteve 943 votos e Heráclito Fortes, que contou com o apoio do vice-prefeito, conseguiu 481 votos. Para estadual, Netão Bezerra votou em Georgiano (932 votos) e o Adailzo apoiou Fernando Monteiro (470), além da votação de Marden Meneses, apoiado pelo vereador Cirilo, que é da base governista, que obteve 161 votos.

Prefeito Netão e aliados mostraram força nesta eleição (foto:Thico)

São Luís do Piauí

O prefeito de São Luís do Piauí, juntamente com seu grupo político, também mostrou força política e elegeu seus candidatos com a maior votação. Com uma diferença maior do que o dobro em relação ao segundo colocado, Pablo Santos obteve 853 votos para deputado estadual, e o deputado federal Átila Lira conseguiu 887 votos para Câmara Federal.

Pablo Santos e Átila Lira foram os mais votados em São Luís

Santana do Piauí

Já em Santana do Piauí, Iracema Portela (deputada federal- 1.030 votos) e Belê Medeiros (deputada estadual – 866 votos), apoiadas pela prefeita Maria José, saíram em primeiro lugar. Além das candidatas apoiadas pela gestora, aliados também conseguiram uma expressiva votação para o deputado Nerinho, que obteve no município 679 votos.

Candidatas da prefeita foram as mais votadas

Simões

Em Simões, o grupo liderado pelo prefeito Zé Ulisses também mostrou superação e deu uma expressiva votação para seus candidatos. Júlio César obteve 3.684 votos para deputado federal e Georgiano Neto conseguiu 3.720 votos. Nas duas disputas, tanto federal como para estadual, o segundo colocado, também foram apoiados por aliados do prefeito, demostrando assim, que o grupo político tem aceitação positiva no município.

Grupo do prefeito Zé Ulisses saiu fortalecido (foto:cidadesnanet)

Vera Mendes

E finalizando, a nossa reportagem também observou que o prefeito Milton Oliveira, de Vera Mendes, tem mantido sua liderança ao conseguir dá uma grande votação para seus candidatos. Tanto para federal como para estadual, os candidatos apoiados pelo prefeito e seu grupo obtiveram mais do dobro dos candidatos que ficaram em segundo lugar. Júlio César conseguiu 1.075 votos e para estadual, Pablo Santos obteve 967 votos.

Prefeito Milton com Júlio César em Vera Mendes

Os eleitores brasileiros foram às urnas no último domingo, 07 de outubro, oportunidade em que tiveram de escolher os candidatos para presidente, governadores, senadores, deputados federais e estaduais. No Piauí, os eleitores voltarão às urnas no dia 28 deste mês para escolher o novo presidente da República, que ficou para ser escolhido no segundo turno.

 

 

 

Comentários