Quarta-Feira, 09 de Outubro de 2024

Chefe de cartório eleitoral explica o que é permitido e vetado no dia da votação

Publicado em 16/05/2018
Por Redação
17aac598bd91d6b8644bc67e5c48.jpg
17aac598bd91d6b8644bc67e5c48.jpg
Luís Borges, chefe da 10ª zona eleitoral/

No próximo domingo (07 de outubro) ocorrerão as eleições gerais no país. Para esclarecer sobre o que aceitável e vetado durante o dia de votação, a reportagem do Folha Atual entrevistou o chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges.

O processo de votação tem início às 7h e segue até 17h (horário normal), podendo ser estendido por tempo indefinido na existência de eleitores na fila para votar.

O chefe de cartório da 10ª zona eleitoral de Picos, Luís Borges, pontuou práticas comuns que são proibidas durante o dia de votação e que podem levar o agente da conduta a responder judicialmente por crime eleitoral.

“É proibido fazer propaganda, fazer panfletagem, pedir voto. O que é permitido é a manifestação individual e silenciosa. O eleitor pode utilizar uma camisa de sua preferência com um broche, boné. Algazarra, barulho para chamar atenção é também proibido”, afirmou Luís Borges.

Em se tratando de informações que circulam nos aplicativos de aparelhos móveis sobre alterações na computação dos votos, o chefe de cartório esclarece que são notícias falsas.

“Você pode votar em um candidato, sem obrigação de votar nos demais e seu voto será computado da mesma maneira. Votando em apenas um candidato e nos demais em branco seu voto não será anulado”, explicou.

Luís Borges ainda fez um alerta ao eleitor para que não esqueça de levar a “cola” no momento da votação.

“O eleitor não pode esquecer do lembrete, da cola. Se você esquecer não vai conseguir votar, vai dar trabalho para os mesários e superlotar as filas, pois o número de candidatos a votar é grande”, frisou.

Alimentação das urnas

Na última terça-feira (02), no Cartório Eleitoral de Picos, foi iniciado o processo de alimentação das urnas e no próximo sábado (06) estas serão encaminhadas para os municípios para instalação nas seções eleitorais. O translado do material eletrônico e após instalação conta com a vigilância de um policial militar.

Todas as seções possuem mesa para justificação do voto. No Terminal Rodoviário Zuza Baldoíno também haverá uma mesa para os viajantes que na data não poderão exercer sua cidadania.

O cartório de Picos é composto por três zonas eleitorais.  A 10ª zona que integra os municípios de Picos, Aroeiras do Itaim e Paquetá do Piauí; a 62ª zona composta por Sussuapara, Dom Expedito, Santana do Piauí, Santa Cruz do Piauí, Wall Ferraz e Geminiano e a 28ª que compreende as cidades de São Luís, Bocaina, Canabrava, Francisco Santos e Monsenhor Hipólito.

Comentários