Terça-Feira, 15 de Outubro de 2024

Secretaria de Saúde de Picos realiza ato em alusão ao Setembro Amarelo

Publicado em 03/05/2018
Por Jailson Dias
b5a215ca5e73a3a571db938d64a0.jpg
b5a215ca5e73a3a571db938d64a0.jpg
Ato em alusão ao Setembro Amarelo/Jailson Dias

Com muita música e mensagens motivacionais a Secretaria Municipal de Saúde de Picos promoveu na manhã desta sexta-feira, 21, um ato em alusão ao Setembro Amarelo, mês caracterizado pelo combate ao suicídio. A ação teve início com a concentração em frente ao Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros, acontecendo em seguida uma caminhada pela Av. Getúlio Vargas, culminando com a concentração na Praça Félix Pacheco.

De acordo com a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria de Saúde, Santila Brandão, o dia 21 foi escolhido como o “Dia D” para a prevenção dos casos de suicídio. Ele informou que diversos setores da sociedade foram convidados para o ato, como forma de conscientizar a sociedade sobre o problema cada vez mais frequente de pessoas que tiram a própria vida.

Dentre os parceiros da Secretaria de Saúde estão a Uespi, UFPI, Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), agentes comunitários de saúde, dentre outros.

Santila Brandão informou que a programação do Setembro Amarelo já vem sendo trabalhada ao longo de todo o mês, com palestras e capacitações nas estratégias de saúde da família.

Picos é a terceira cidade do Piauí em casos de suicídio, e Santila Brandão alerta que as pessoas fiquem atentas a mudanças de comportamento de amigos e parentes, motivando-os a procurar tratamento. “Sinais de alerta: como queixas de desamparo, desespero, isolamento social e questões de mutilação nos jovens”, relatou.

Comentários