A mais recente estimativa divulgada pelo IBGE no final de agosto desse ano mostrou que o estado do Piauí está com 3 milhões e 264 mil habitantes, correspondendo a 1,57% da população nacional. Segundo a chefe do escritório de Picos do instituto, Janete Jesus, esse número corresponde a 1,57% da população nacional. Contudo tem havido uma redução na taxa de fecundidade da população piauiense.
“Levando em conta esses indicadores a taxa de fecundidade do estado caiu consideravelmente, caiu de 2,77% para 1,77%, e o Piauí não tem tendência de receber imigrantes, a tendência é que a população cresça até 2060 e depois venha a estagnar”, explicou.
Quanto a cidade de Picos a população chegou a 78.002 habitantes segundo a mesma estimativa do IBGE.
Janete explica que as estimativas são importantes para os cálculos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) e para o Fundo de Participação dos Estados (FPE). “Esses dados são referência para vários indicadores sociais e demográficos, além de políticas públicas que precisam de dados populacionais baseados nessas estimativas”, frisou.
No último censo demográfico, realizado em 2010, a população picoense ficou em 73.814 habitantes, dessa forma houve um aumento de quase cinco mil habitantes. “Houve um aumento da população, mas esse dado que foi divulgado ao final de agosto trata-se de uma estimativa. O IBGE fez um cálculo de projeção da população, baseado em vários indicadores, além da análise dos censos, mas também da taxa de fecundidade, mortalidade e fluxos migratórios”, comentou Janete.