Domingo, 06 de Outubro de 2024

Picos sedia Conferência Regional de Meio Ambiente

Publicado em 03/06/2013
Por Marta Soares
c1ed2cad2375fd8fd291071851d5.jpg
c1ed2cad2375fd8fd291071851d5.jpg
Secretário Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Glauber Silva/Marta Soares

Nesta terça-feira, dia 04, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Picos, realizou a II Conferência Regional  Território Vale do Guaribas. O evento faz parte da programação que comemora a Semana do Meio Ambiente. Participaram do evento o secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Gláuber Silva, secretário estadual de Meio Ambiente, Dalton Macambira, José Carvalho, diretor regional do DNOCS - Departamento Nacional de Obras Contra a Seca - no Piauí e representantes dos municípios que fazem parte do Território Vale do Guaribas.

A conferência faz parte do calendário nacional de ações voltadas para o meio ambiente. Ao todo, onze conferências regionais serão realizadas no Estado e haverá ainda a realização da Conferência Estadual, em Teresina, que antecede a IV Conferência Nacional a ser realizada no mês de Outubro em Brasília - DF. Em Picos serão escolhidos delegados que participarão da conferência estadual.

“Históricamente Picos possui problemas com o destino final dos resíduos sólidos, então é natural que nós realizássemos esse evento”, disse Gláuber. 

Para o secretário estadual de meio ambiente, Dalton Macambira, este evento apresentará os problemas e as possíveis soluções para os mesmos. “O maior problema ambiental que o Brasil tem é o destino final dos resíduos sólidos. Torna-se um problema de saúde pública, já que a ausência de saneamento nas nossas cidades ajuda e muito na proliferação de doenças”, disse. Até agosto de 2014 todos os municípios terão que transformar os lixões em aterros sanitários. 

Nesta quarta-feira, dia 05, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos realizará passeio ciclístico, onde o objetivo é decretar o dia 05 de junho como o “Dia Municipal Sem Carro e Sem Moto”. O secretário Glauber Silva aproveitou para convidar a todos para participarem do passeio: “Esta ideia nasceu da nossa equipe de Educação Ambiental e sabemos que quanto mais diminuirmos a emissão de gases poluentes e quanto mais pratiquemos exercícios, melhor para nós e melhor para o meio ambiente. Ficaremos muito satisfeitos com a participação do maior número possível de pessoas”.

Comentários