O mês de setembro teve início trazendo sol forte e calor para a região sertaneja do Piauí. A combinação climática resultou em temperaturas elevadas, a maior registrada em 2018, atingindo a marca dos 39°C. A expectativa diante das previsões meteorológicas é de mais calor nos dias que seguem.
O técnico do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), em Picos, Eugênio Lopes, afirmou que os meses de B-R-0-Bró serão mais quentes do que ocorreu nos últimos anos. A previsão é atingir temperaturas acima dos 40°C.
“Setembro entrou dando um susto. Nos primeiros dias, por dois dias consecutivos a temperatura atingiu os 39°, mas apareceu as correntes de ventos e minimizou as temperaturas. Porém é B-R-O-Bró, os dias quentes de setembro virão e serão superiores ao registrado em anos anteriores”, disse o meteorologista.
Eugênio Lopes comentou ainda que existem variações na temperatura durante o dia e a noite. No turno da tarde são os horários em que as temperaturas atingem a máxima do dia, permanecendo na média dos 36°C e no turno da noite devido as correntes de ventos reduzem para 27°C.
Em se tratando dos níveis de radiação solar, em setembro, estas devem ser inferiores ao registrado no mês de agosto, pois as elevadas temperaturas contribuem para a formação de nuvens.
As altas temperaturas também influenciam na redução da umidade relativa. Em Picos, os índices estão abaixo dos 30%, percentual de alerta para a Organização Mundial da Saúde (OMS).
“As altas temperaturas, as correntes de vento e a falta de formação de nuvens contribuem para secar o ar. Se não tem nuvem, não tem umidade. Os níveis já estão muito baixos e tendem a piorar”, concluiu.
Para os períodos de temperaturas elevadas, a orientação médica é a hidratação do corpo com bastante líquido e uso em abundância do protetor solar.