Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Complexo de Defesa da Cidadania de Picos conta com biblioteca

Publicado em 24/04/2018
Por Redação
9bb1254b15f6da0b54b017739a30.jpg
9bb1254b15f6da0b54b017739a30.jpg
Biblioteca do Complexo/Jesika Mayara

O Complexo de Defesa da Cidadania de Picos (CDC) desenvolve junto aos menores infratores atividades socioeducativas. Uma delas, a biblioteca, implantada através de uma parceria com acadêmicos do Curso de Letras da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) tem sido um importante espaço para a promoção de leitura e reflexão da vida social.

Nos últimos dias, a biblioteca está passando por reestruturação através da aquisição de novos livros para o acervo, bem como expansão do mobiliário.

O coordenador do CDC de Picos, Wilson Barroso, explicou que a biblioteca tem sido um importante instrumento para conscientização dos menores.

“Aqui é uma Casa de Passagem, realizamos dois tipos de atendimentos. O atendimento inicial que é quando o menor comete um ato infracional e depois a internação provisória que vai até 45 dias. Neste período trabalhamos atividades socioeducativas com os menores, onde se objetiva a conscientização dos mesmos sobre a criminalidade”, frisou o coordenador.

Wilson Barroso explicou ainda que após encerrado o prazo da internação provisória, os menores são colocados em liberdade sendo encaminhados para a família e em caso de maior gravidade para cumprimento da medida em regime fechado na Capital Teresina.

Um dos fatores preocupantes no funcionamento do CDC é que em algumas situações o público assistido é reincidente na criminalidade.

O presidente do Conselho Tutelar de Picos, Raimundo Nonato, destaca que o envolvimento de menores com o crime muitas vezes está relacionado à negligência familiar.

“Muitos adolescentes convivem com a falta de estrutura familiar dentro de casa e acreditam encontrar nas ruas acolhimento ou apenas se sentirem importantes. É preciso que o trabalho seja feito com todos os membros para que finalmente possa se transformar a sociedade”, frisou o conselheiro tutelar.

O Complexo de Defesa da Cidadania de Picos é uma das sete unidades operacionais mantidas pela Secretaria do Estado da Assistência Social e Cidadania (SASC-PI) que atuam no enfrentamento da violência praticada por menores. Na “Cidade Modelo”, o Complexo possui capacidade para comportar 14 menores.

                                                                                    

 

 

 

 

Comentários