Quinta-Feira, 10 de Abril de 2025

Vasta programação marca a comemoração do Dia da Independência em Santa Cruz do Piauí

Publicado em 18/04/2018
Por Edson Costa
68996dfbaa8a00c1c78d2bc28b86.jpg
68996dfbaa8a00c1c78d2bc28b86.jpg
Prefeito com demais autoridades acompanhou todo desfile/Edson Costa e Gelimar Moura

 

Com o tema “Refletindo a Independência dentro de uma perspectiva cultural e educativa”, a Prefeitura de Santa Cruz do Piauí por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, promoveu nesta sexta-feira, 07 de setembro, a comemoração do Dia da Independência do Brasil. Uma vasta programação, que teve início pela manhã e se estendeu até o início da noite, foi desenvolvida pela gestão municipal.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Às 7h30, aconteceu um desfile da equipe de motocross “Gambiarra de Trilheiros”, que saiu de frente a Casa de Show Emoções com destino a Prefeitura Municipal, onde em seguida aconteceu o momento cívico com hasteamento das bandeiras e um café da manhã.

Pela manhã aconteceu desfile de motocross

Momento de hasteamento das bandeiras

Por volta das 18h00 teve início o desfile cívico da Independência, com início em frente ao polo da Universidade aberta com destino ao centro da cidade, onde estava montado o palanque oficial das autoridades.

Além da população em geral que acompanhou a comemoração da Independência no município, o evento foi também prestigiado pelo prefeito Barroso Neto e o vice-prefeito Nego de Boza; pelo diretor do HEMOPI – PI, Dr. Jurandir Filho; pelo deputado Nerinho; pelo assessor contábil Valdeci; por vereadores e os secretários municipais Jurandir Martins (Governo), Murilo Santos (Saúde), Marinalva Gonçalves (Educação), Gláucia Portela (Assistência Social) e Larissa Martins (Finanças); e ainda, pelos médicos Ubiratan Martins e Alcides Neto.

O desfile foi aberto pelas portas bandeiras que traziam com orgulho as bandeiras do Brasil, Estado e do Município. A Secretaria de Educação deu continuidade apresentando para o público as ações desenvolvidas no setor educacional, dentre os quais programas como o Mais Alfabetização, Novo Mais Educação, Educação Conectada, For Leitura, PNAE e PNAIC.

Participaram do desfile toda rede municipal de ensino (em torno de 950 alunos), alunos da escola particular Professora Conceição Leal Dantas, da Escola Estadual Severo Maria Eulálio, e ainda, representantes do polo da Universidade Aberta do Brasil de Santa Cruz, comunidades quilombolas, crianças e idosos assistidos pela Secretaria de Assistência Social, Pelotão Mirim e membros do Sindicato dos Trabalhadores Rurais.

“Desde que iniciamos nossa administração que a gente resgatou a comemoração do Dia 7 de Setembro. Um desfile muito bonito onde foi resgatado à cultura e o lazer do povo santa-cruzense. Agradeço a equipe da educação e os demais participantes deste desfile que ficará na história de nosso povo”, disse o prefeito Barroso Neto.

Barroso Neto, prefeito de Santa Cruz do Piauí

Já o secretário municipal de governo e maior líder político do município, Jurandir Martins, manifestou sua alegria em participar do evento. “Uma comemoração bastante organizada e participativa. Me sinto muito feliz hoje porque Santa Cruz tem atualmente uma administração limpa, zelosa, pés no chão, onde elegemos um prefeito que pudesse dar continuidade naquilo que eu deixei aqui no município durante três mandatos. Um gestor que resolve as coisas com a participação do povo. E é isso que me faz feliz”, destacou.

Jurandir com os filhos Barroso Neto e Ana Larissa

Em entrevista a secretária municipal de educação e cultura, Marinalva Gonçalves, lembrou que desde que o prefeito Barroso assumiu os destinos administrativos do município que ele solicitou que fosse realizado o desfile cívico de 7 de setembro. “Ele (prefeito) nos solicitou que promovêssemos este evento porque era uma comemoração que estava esquecida aqui em nosso município há mais de 20 anos, e a gente vem resgatando está cultura. Como educadora, eu vejo esta data como uma das mais importantes de nosso país, pois marca o momento em que o Brasil se tornou independente de Portugal. Apesar de todos os problemas que enfrentamos em nosso país, mas acho que como brasileiros nunca devemos perder a esperança, o amor a nossa Pátria e sempre lutar pelo melhor para o nosso país. Acredito que esta comemoração fez despertar este sentimento de patriotismo em nossa cidade”, finalizou.

Marinalva Gonçalves, secretária de educação

 

Comentários