Sábado, 05 de Outubro de 2024

Em coletiva, James Guerra, afirma que em até 90 dias a Polícia Civil estará reestruturada

Publicado em 02/06/2013
Por Marta Soares
a9963eea4de308e151dd90a9d7fa.jpg
a9963eea4de308e151dd90a9d7fa.jpg
James Guerra/Erivan Costa

Após repercussão de reportagem do Folha Atual divulgada na 10ª edição do Folha Atual, versão impressa, retratando a situação caótica que vive a Polícia Civil de Picos, o Delegado-Geral da Polícia Civil, James Guerra, anunciou vinda a Picos para acompanhar a realidade da polícia e encontrar soluções para os problemas, que são muitos.

James Guerra informou que até o final do mês de junho ou julho serão convocados os novos Agentes de Polícia Civil qque foram aprovados em concurso público. Sobre o aumento do número de delegados de carreira, Guerra disse que além dos delegados lotados em Picos, nos próximos meses virá outro delegado para responder especificamente pelos crimes de entorpecentes.

Questionado sobre a atuação dos agentes de polícia que deflagraram recentemente uma mobilização chamada de “Polícia Legal”, o delegado disse que o diálogo com o sindicato da categoria permenece sendo feito através do Governo do Estado, mas que até agora não houve nenhum avanço em relação ao aumento salarial. James afirmou também que quanto às armas e munições, há dois meses o material usado pela polícia está seguindo um cronograma previsto: “Mais de 40 mil cartuchos foram adquiridos no mês de janeiro, em breve vamos substituir todas as pistolas usadas pela Polícia Civil e todos os policiais usarão equipamentos de proteção individual”.

O delegado - geral afirmou que em sua vinda a Picos, estão sendo verificados os problemas referentes aos plantões e que a estrutura de atendimento da polícia foi modificada. Sete policiais, que estavam trabalhando nos plantões agora atendem em horário de expediente, a semana inteira, montando equipes de investigação: “Eles receberão ordens de missão e deverão expedir relatórios da missão que foram designados”.

O prédio ocupado pela Polícia Civil como sede da Delegacia Regional também poderá mudar, como informa o delegado: “Aqui é um prédio alugado e nós temos interesse em ocupar um prédio próprio, um edifícil que sirva para atender a nossa demandas e para atender bem a população que busca a polícia”.

Já a Central de Flagrantes está com a sua estrutura comprometida, mas mesmo assim, funcionará para o recebimento de presos até que estes sejam encaminhados para o sistema penitenciário. Uma pequena reforma foi anunciada pelo delegado - geral, porém sem data definida.

Com as mudanças propostas, houve a mudança de Delegado Regional, cargo ocupado até então pelo delegado Gilberto Franklin, que em entrevista exclusiva ao Folha Atual, narrou o caos da polícia civil de picos. Quem exerce a função a partir de agora é o  delegado Tales. Segundo James Guerra, Tales atuará em caso especial, já que lhe foi dada uma missão e nesta fase de transição, ele será o responsável pela 3ª Delegacia Regional de Picos, até que mais um delegado chegue para fazer compor a equipe. 

O delegado pediu o prazo de uma semana para redefinir a lotação dos delegados, já que como foi noticiado pelo Folha Atual, todos os distritos e a Delegacia da Mulher estavam sem delegados titulares. “A gente pede a compreensão de vocês porque temos muitos problemas aqui, estamos num momento de greve. É como se imaginar tentando trocar o pneu de um carro com ele em movimento. Vamos ter um período de transição, mas em 90 dia eu quero deixar cinco delegados de carreira lotados aqui, um prédio em condições de atender às necessidades e a central de flagrantes funcionando normalmente”, falou Guerra.

Homicídios
James Guerra afirmou que a polícia já identificou o autor do homicídio que vitimou o açougueiro Pedro Sabino no último dia 27 de abril, mas que o mesmo está foragido. Sobre o cantor Edimar Bringeo, ele afirmou que a polícia trabalha com uma linha de investigação definida que não pode ser informada, mas que as investigações avançaram. Dois investigadores especiais estão acompanhando os casos e em 90 dias os crimes devem estar completamente esclarecidos.

Participação da PM
Sobre o auxílio da Polícia Militar, James afirmou que reconhece o trabalho do comandante do 4º BPM de Picos, tenente coronel Wagner Torres e que se necessário for, a Polícia Civil continuará contando com essa parceria. “Reconhecemos o trabalho do coronel Wagner Torres e se necessário for, continuaremos abertos a esta parceria. O intuito das polícias é um só: trazer segurança pública para a cidade”.

Entenda o caso:

Polícia Civil de Picos vive caos

James Guerra vem a Picos e promete mudanças na Polícia Civil

 

 

Comentários