Os estudantes da UESPI de Picos promoveram na tarde da quinta-feira, 30, uma manifestação pedindo soluções imediatas para a universidade e ao final fizeram um velório simbólico da instituição. A concentração teve início na Praça do Sagrado Coração de Jesus, em seguida o grupo, cuja maioria usava roupas negras, seguiu pela Av. Getúlio Vargas, encerrando o ato na Praça Félix Pacheco.
Segundo o presidente do DCE 9 de Novembro da Uespi, estudante de contabilidade Erick Willer, a manifestação pedia o pagamento dos bolsistas, convocação imediata dos professores aprovados no último concurso público, atualização do acervo bibliográfico e das ementas das disciplinas, aumento na quantidade das monitorias remuneradas, aumento no repasse dos recursos para o Campus de Picos.
Além da manifestação também houve a paralisação das atividades acadêmicas durante 24 horas, fato verificado em todos os polos da Uespi no Piauí. “Essa paralisação não acontece só em Picos, mas Floriano, Oeiras, Piripiri, Parnaíba e Teresina”, informou Erick Willer.
Essa foi a segunda vez que os alunos da Uespi de Picos se manifestaram pedindo soluções ao Governo do Estado apenas 2018. A primeira aconteceu ainda no final de junho desse ano, quando fecharam a BR – 316 e fizeram panfletagem.