As enfermeiras obstetras que formam “Gesta Luz”, promoverão na próxima sexta-feira, 31 de agosto, o “Workshop: Parto Humanizado”, cujo objetivo é informar as futuras mães e aos profissionais de saúde sobre os benefícios do parto normal. O evento será realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Picos (ACINPI) a partir das 16h00.
Segundo a enfermeira e organizadora do evento, Elvira Marques Luz, o Brasil é campeão mundial de partos através de cesariana, ou seja, quando há uma intervenção cirúrgica. “A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que apenas 15% dos nascimentos sejam através do parto cesária e no Brasil o índice é de 57%”, informou.
A enfermeira explica que o parto normal é o mais indicado para a mãe e o bebê, porque geralmente acontece quando a criança está pronta para nascer. Dentre os benefícios que o parto humanizado trás para as mães está a ligação com o filho, além do favorecimento da lactação, possível graças aos hormônios liberados pela mulher.
Além de Elvira Marques, fazem parte da Gesta Luz as enfermeiras Bruna Sepúlveda e Elaine Barbosa, que também contam com uma série de parcerias.