Sábado, 05 de Outubro de 2024

Melhorias das ações voltadas para crianças e adolescentes são discutidas durante Fórum do Selo Unicef em Itainópolis

Publicado em 06/04/2018
Por Edson Costa
f4bb723e95e4bc3017c034cccc2a.jpg
f4bb723e95e4bc3017c034cccc2a.jpg
Autoridades e membros de comissões intersetoriais/Edson Costa

Com a presença de autoridades municipais e a população em geral, foi realizado nesta terça-feira, 28 de agosto, no Auditório da Escola Estadual Álvaro Rodrigues, no município de Itainópolis, o I Fórum Comunitário do Selo Unicef – Edição 2017/2020. O evento, que foi promovido pela Prefeitura de Itainópolis através do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), teve como principal objetivo analisar as ações que estão sendo desenvolvidas no município em prol das crianças e dos adolescentes e debater com a sociedade o que pode ser melhorado.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Às 07h30, a programação teve início com a acolhida e credenciamento dos participantes. Logo após foi servido um café da manhã, sendo seguido pela solenidade de abertura do Fórum Comunitário. Em seguida aconteceu a entoação do Hino do Município, e ainda, boas vindas aos participantes feita pelo prefeito Paulo Lopes e demais membros da mesa de honra.

Seguindo, aconteceram apresentações culturais conduzidas por crianças atendidas pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e por adolescentes do NUCA. Na ocasião também foram relatadas para o público presente as ações desenvolvidas pelo Programa Criança Feliz e as ações do NUCA.

Crianças do SCFV durante apresentação

A assistente social do NASF e atual articuladora do Selo Unicef no município, Fátima Carvalho, deu prosseguimento ao evento com a explanação através de slides, da metodologia do Selo Unicef, como também, apresentou o diagnóstico referente as ações desenvolvidas no município, em especial nas áreas da saúde, educação e assistência social, em prol das crianças e dos adolescentes.

Articuladora Fátima apresentou metodologia e diagnóstico das ações

Em seguida os participantes se dividiram em grupos, onde foram discutidos os indicadores apresentados no relatório de Linha de Base e também elaboradas propostas para consolidação da produção do Plano de Ações que será desenvolvido até 2020.

Equipes se dividiram nos Grupos de Trabalhos

“Estamos hoje aqui reunidos com representantes da sociedade no sentido de que possamos encontrar medidas para melhorar os resultados dos indicadores apresentados pelo Selo Unicef, que são num total de onze. Itainópolis está bem em vários, mas é preciso manter os bons e melhorar os que estão com deficiência. Estamos todos irmanados para que estes indicadores melhorem cada vez mais. Estas ações sendo desenvolvidas e colocadas em prática, quem vai ganhar é a sociedade. Que todos possam desenvolver suas atividades com muita cautela e carinho, se dedicando o máximo”, disse Dr. Paulo Lopes, prefeito de Itainópolis.

Prefeito Paulo Lopes pediu que população se dedique o máximo

Já a articuladora do Selo, Fátima Carvalho, lembrou que o evento teve como objetivo convidar a população itainopolense para participar do Fórum Comunitário e apresentar suas sugestões. “Reunimos a sociedade para apresentar o que é o Selo Unicef, qual a sua proposta e o que que ele pode trazer de melhorias para o município. Confesso que sou apaixonada pelo Selo Unicef, porque o município que faz a adesão, o Selo Unicef vai cobrar dele que realize políticas públicas de qualidade, políticas estas que já deverão ser trabalhadas no município, mas que a partir do Selo Unicef, toda gestão se une e promove um trabalho de união que, consequentemente, irá ocasionar em um trabalho com mais qualidade, melhorando assim, as políticas públicas para as crianças e adolescentes.  

Fátima Carvalho, articuladora do Selo Unicef

Além do prefeito e da articuladora do Selo Unicef estiveram presentes a primeira-dama e atual secretária de Assistência Social, Rosalice Maria; a presidente do CMDCA, Vanessa Leal; a secretária de Educação, Elisângela Santos; secretária de Esportes, Cleoneide; os vereadores Remédios Santos, João Batista, Mar de França e Sandegy; a coordenadora do NUCA, Ágda Letícia; Comissões Intersetoriais; Conselheiros Tutelares; adolescentes do Nuca e a sociedade civil organizada.

Comentários