Domingo, 06 de Outubro de 2024

Aposentados garantem sustento de famílias no interior do Piauí

Publicado em 02/06/2013
Por Jailson Dias
963cf192748014abe13280550ab2.jpg
963cf192748014abe13280550ab2.jpg
Paulo Carvalho explica seguridade social no Piauí/Jailson Dias

Segundo informações do secretário de Políticas Públicas da Federação dos Trabalhadores Agrícolas (FETAG-PI), Paulo Carvalho, os aposentados ainda desempenham um papel de relevância inquestionável na economia dos municípios pequenos do semiárido piauiense, garantindo, em muitos casos a sustentação de famílias inteiras. Hoje seriam mais 300 mil aposentadorias rurais só no Piauí.

“Ou seja, é a maior fonte de renda do estado, sem dúvida, é a previdência rural, que garante a segurança alimentar das famílias. Para ter uma ideia, pesquisas comprovadas, cada aposentado, no mínimo, dá sustentabilidade a quatro ou cinco pessoas da mesma família”, explicou.

Com isso, em muitos casos os aposentados ainda são responsáveis pelo sustento das moradias. “Não podemos aqui negar que o maior beneficio que existe para os agricultores e agricultoras familiares”.

Paulo Carvalho informa ainda que em alguns casos os recursos da previdência social que chegam para os aposentados superam o cambaleante Fundo de Participação dos Municípios (FPM).

Com o intuito de instruir sindicalistas e as pessoas que trabalham com a seguridade social o INSS, em parceria com a FETAG, promoveu uma rápida capacitação na Câmara Municipal de Picos, contando com a participação de dezenas de pessoas da região de Picos. O evento aconteceu na manhã da sexta-feira (31/05).

Comentários