O SINTE – Regional de Picos está aguardando a decisão da direção estadual do sindicato em Teresina sobre o possível fim da greve da rede estadual de educação que já se estende por 70 dias. O desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI), Joaquim Santana, determinou nesta terça-feira, 21, que a paralisação seja encerrada e que os profissionais voltem para as salas de aula.
Ele estabeleceu uma multa de R$ 15 mil por dia caso o sindicato não mobilize os professores para retomarem o período letivo.
A presidente da regional de Picos, Giselle Dantas, disse que ainda não recebeu informações se a direção estadual havia sido notificada dessa determinação do desembargador, só então poderá agir. No entanto, ela informou que decisões como essas precisam ser tomadas em plenária. “Greve inicia em assembleia e termina em assembleia”, comentou.
Todo esse ano de 2018 tem sido marcado até o momento pela greve dos professores, que pedem o reajuste de 6,81% conforme assegura o Plano Nacional de Educação (PNE). Um termo de compromisso foi assinado pelo Governo do Estado em março, mas não foi cumprido.