Na manhã deste sábado, 18 de agosto, a Secretaria de Saúde de Picos em conformidade com a Campanha Nacional de Vacinação promoveu o Dia “D” de imunização contra o Sarampo e a Poliomielite. Vinte e um postos de saúde espalhados pela cidade estão com equipes de prontidão para receber as crianças de 1 e menores de cinco anos.
A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite teve início no dia 06 de agosto e segue até 31 do referido mês em todo o território nacional.
Em Picos, a abertura do Dia “D” da Campanha contra o Sarampo e a Poliomielite ocorreu na Unidade de Pronto Atendimento Infantil Municipal (PAIM). O evento de acolhida com café da manhã e orientações para os presentes contou com a participação do secretário municipal de Saúde, Waldemar Santos Júnior, da coordenadora municipal de imunização, Valdivânia Pacheco, e profissionais de saúde.
O secretário de Saúde de Picos, Waldemar Santos Júnior, o Dr. Júnior, destacou que o objetivo da campanha no município é atingir os 95% do público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.
“Já estamos trabalhando durante todo o mês de agosto e hoje é o Dia “D”. Queremos esclarecer para a população que a campanha não vai ser só hoje, vai ser durante todo o mês para receber cada criança. Queremos atingir a meta, vamos conseguir porque nossa equipe de imunização está empenhada em atingir o nosso objetivo que é imunizar a nossa região. Picos vai mais uma vez dar exemplo”, disse o secretário.
Dr. Júnior
A coordenadora de Imunização de Picos, Valdivânia Pacheco, enfatizou a importância das crianças receberem as doses da vacina, mesmo sendo patologias praticamente erradicadas no Estado.
“A Polio é uma doença praticamente erradicada, o último caso ocorreu em 1990. É indispensável que as crianças recebam a vacina, pois em caso de não vacinar corre-se o risco da doença voltar. Como é o caso do Sarampo que a partir de 2017 voltou a ter registros.
Valdivânia Pacheco reforçou que durante a campanha serão priorizadas as crianças, posteriormente será estendida de rotina aos adultos.
O Dia “D” da Campanha de Vacinação segue até 17h. Para receber as doses das vacinas é necessário que o responsável pela criança esteja portando a caderneta de vacinação.