Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Aroeiras do Itaim realiza audiência pública para discutir Plano Municipal de Resíduos Sólidos

Publicado em 23/03/2018
Por Redação
117d9b5fe5d8629c83ac6c55cdc6.jpg
117d9b5fe5d8629c83ac6c55cdc6.jpg
Público participante da audiência/Folha Atual

Na manhã desta sexta-feira (17) o munícipio de Aroeiras do Itaim sediou a audiência pública que discutiu a elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PMGIRS). O evento foi realizado na Unidade Escolar São José e contou com a representação das secretarias municipais, vereadores, educadores, estudantes, servidores da limpeza urbana, membros da sociedade civil organizada e da comunidade local.

A audiência pública é a etapa inicial para a construção do Plano em que a população é sensibilizada e convocada a opinar e propor melhorias sobre o manejo dos resíduos sólidos – lixo. Na ocasião, foram apresentadas as particularidades do Plano pela assessora técnica e engenheira sanitarista/ambiental da empresa Nerar Engenharia, Lilia dos Santos Silva.

Composição da mesa de honra

O prefeito de Aroeiras do Itaim, Wesley Gonçalves de Deus, abriu os trabalhos da audiência pública destacando a importância da população serem agentes ativos no processo de construção do PMGIRS.

“Tivemos uma grande participação da população o que para nós é importante, pois entendemos que o povo tem a consciência de que precisamos fazer mais sobre o descarte do lixo produzido em nossa cidade. O lixo é um problema crônico que afeta a grande maioria dos municípios brasileiros, mas estamos buscando fazer a nossa parte junto à comunidade”, afirmou o gestor.

Prefeito Wesley de Deus

Para a supervisora estadual de Educação, em Aroeiras do Itaim, Meridiana de Moura Araújo, a audiência pública é um instrumento para conscientizar a população sobre o cuidado com o lixo. Segundo ela, as problemáticas geradas em torno do manejo dos resíduos sólidos é um fator cultural.

“A nossa cidade assim como Picos, todo o país, não tem a cultura de cuidar do lixo, um cuidado mínimo de não jogar simplesmente no meio da rua. As pessoas acreditam que por ser lixo eu posso jogar do lado, na residência do vizinho. Temos que compreender que o primeiro passo é não estar jogando em qualquer lugar. O prefeito municipal está articulando uma importante, pois trabalhando a política do lixo estamos cuidando da saúde, porque o lixo gera doenças”, frisou a educadora.

Meridiana Araújo

O servidor municipal, Wendel Gonçalves, lembrou que a política de conscientização sobre o descarte correto do lixo deve ser trabalhada no seio familiar e expandida para a comunidade.

“Essa ação que o prefeito teve juntamente com a população é de grande proveito, importância, para que possamos saber como utilizar o lixo e evitar os transtornos que existem. Saber destinar o lixo é algo que precisamos por em prática, começando primeiramente em casa”, disse.

Wendel Gonçalves

O processo de elaboração do PMGIRS é uma ação da Prefeitura Municipal em conformidade à exigência da Lei Federal  nº 12.305/2010. Durante todo o processo, o município conta com a assessoria técnica da NERAR Engenharia.

Comentários