Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Vereadores atribuem problemas na rede municipal de saúde a mudanças constantes de secretário

Publicado em 23/03/2018
Por Jailson Dias
a9ab195a52449fcadb39ddbca150.jpg
a9ab195a52449fcadb39ddbca150.jpg
Vereador Toinho de Chicá/Jailson Dias

Os vereadores da oposição atribuem os mais recentes problemas na rede municipal de Saúde de Picos às constantes mudanças na chefia da Secretaria de Saúde. A mais recente aconteceu no dia 09 de agosto quando o bioquímico Waldemar dos Santos Júnior, o “Dr. Júnior”, assumiu a titularidade dessa pasta. Ele já teria sido o nono a ser empossado nesse cargo desde que o Pe. Walmir Lima (PT) se tornou prefeito de Picos em junho de 2015, após a renúncia de Kléber Eulálio.

O vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressista), informou que andou em alguns postos de saúde da família de Picos onde constatou a falta de materiais, como luvas de borracha, resina para obturações, para que os profissionais possam tratar as pessoas. “É muito triste chegar em um posto de saúde e não ter nada para atender, nem medicamentos”, declarou.

O vereador Toinho de Chicá (Progressista) comentou que a alta rotatividade na chefia da pasta atrapalha o bom desempenho de qualquer secretário. “Tem que pensar bem e nomear um secretário que fique até o final do mandato, então as coisas não estão indo bem por causa dessa rotatividade”, declarou.

Já passaram pela Secretaria de Saúde de Picos desde o Pe. Walmir Lima se tornou prefeito: Cecília Maria Lavor Neri, Xandú, filha do ex-prefeito José Neri de Sousa, depois assumiu o ex-vereador José Venâncio, o Dudé, a esposa do vice-prefeito Edilson Carvalho, Socorro Moura, a esposa do vereador Francisco das Chagas de Sousa, Marília Bezerra, e agora o “Dr. Júnior”. Entre todos esses nomes foram nomeados interinos que fizeram a transição para os titulares.

Diferente da Secretaria de Saúde, a Educação permanece nas mãos de Rosilene Monteiro desde 2015, sem jamais ter havido ameaça de troca. Quando da posse do “Dr. Júnior”, todos os vereadores, inclusive a oposição, lhe desejaram boa sorte.

Comentários