Nesse dia 31 de maio é celebrado o “Dia Mundial sem Tabaco”. Em Picos o Programa de Controle do Tabagismo da Secretaria de Saúde aproveitou a ocasião para divulgar o seu trabalho e tratamento das pessoas que se sentem dependentes do cigarro e desejam se ver livres desse vício. Os stands foram montados na Praça Félix Pacheco no final da tarde desta sexta-feira.
A coordenadora do Programa, Micherla de Brito Almeida (foto abaixo), explicou que a concentração em um ponto movimentado como a Praça Félix Pacheco oferecia a oportunidade de orientar os fumantes e não fumantes sobre os riscos da nicotina.
Ela explicou que o Programa realiza o cadastro das pessoas que os procuram havendo o acompanhamento de médicos, psicólogos, e uma equipe de enfermagem. O paciente recebe atendimentos semanais no primeiro mês. No segundo mês de tratamento os encontros acontecem a cada 15 dias a partir daí haverá uma reunião por mês durante um ano. Nesses casos há ainda o tratamento medicamentoso conforme prescrição do médico.
O Programa de Controle do Tabagismo está sediado na Casa dos Conselhos de Picos, próximo a prefeitura municipal.
Quanto ao número de picoenses que ainda fumam, Mirchela explicou que não é possível dispor desses dados ainda devido a mudança de gestão. Ela informou que futuramente será realizado esse cadastro junto a população para ter a informação precisa de quantos sãos os picoenses que fazem uso do cigarro.
Dentre os inúmeros males que decorrem do tabagismo podem ser destacado a asma e o câncer de pulmão.
Na ocasião também era oferecida orientação as pessoas.