O professor e escritor Edimar Luz está lançando o livro: “Guaribas: lembranças e histórias de um rio”. Com larga experiência na publicação de artigos e crônicas em toda a imprensa picoense, esse o primeiro livro do professor que decidiu contar histórias sobre o rio, intimamente ligado a colonização e desenvolvimento da cidade.
“Desde o ano de 1993 quando publiquei minha primeira crônica: ‘Um rio que agoniza’, inclusive sobre o Guaribas, publicado na Tribuna de Picos do senhor Tony Borges (ex-prefeito de Geminiano); eu considero aquela data um dos marcos do meu ingresso nas letras”, comentou o escritor.
Edimar Luz disse que ainda não decidiu se realizará uma solenidade de lançamento oficial, mas informou que o livro já pode ser encontrado nas bancas de revista localizadas na Praça Félix Pacheco ao preço de R$ 20,00. A publicação é limitada, são apenas 150 exemplares, e foi custeada inteiramente pelo autor.
Ele citou que no livro podem ser encontradas histórias sobre a cultura do alho, que floresceu às margens do Guaribas, além das margens do rio terem sido usadas por muito tempo como forma de lazer para a sociedade picoense. “Antigamente o Guaribas funcionava como importante área de lazer para os picoenses, com areias brancas, como praias fluviais, as pessoas se reuniam, pois ainda não existiam numerosos clubes de lazer, eram as famosas manhãs de sol”, relatou.
.jpg)
Também pode ser encontrado no livro textos sobre a degradação ambiental enfrentada pelo Rio Guaribas, onde desagua o esgoto da cidade. “O rio se tornou em um verdadeiro esgoto a céu aberto, matagal e principalmente os entulhos que são depositados em seu leito, infelizmente”, lamentou Edimar Luz.