As faixas de pedestres das ruas e avenidas de Picos já estão quase que totalmente apagadas, tornando-se quase invisíveis para pessoas que estão a pé e motoristas. Se ainda há dificuldade por parte de muitos condutores em obedecer a sinalização horizontal quando esta se encontra bem visível, a missão se torna quase impossível no atual estado. A desculpa perfeita para não ceder a preferência ao pedestre, conforme determinação do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
Desde 2016 que as faixas não são realçadas para se tornarem mais visíveis para todos, isso torna o ato de atravessar a rua um verdadeiro risco, especialmente para quem tem problemas de locomoção.
Nossa equipe conversou com o secretário de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana de Picos (STTRAM), Edilberto Cirilo, sobre o assunto. Ele informou que foi aberta a licitação para contratar a empresa que fará o realce das faixas e demais sinalização horizontal. A expectativa é que esse trabalho seja feito ainda no mês de setembro.
Em entrevista concedida ainda no início de 2018, Edilberto Cirilo informou que as próximas faixas de pedestres a serem desenhadas na cidade terão uma duração bem maior. Nos últimos anos a prefeitura de Picos tem renovado constantemente a sinalização horizontal, uma vez que estas ficam invisíveis em pouco tempo.