Assim como acontece há vários anos durante o festejo religioso, centenas de fiéis de Picos e até mesmo de cidades vizinhas, participaram na manhã desta quarta-feira, 15 de agosto, da tradicional Missa Solene da Festa em honra a Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município de Picos.
O festejo teve início no dia 06 de agosto e durante os nove dias que antecederam a Missa Solene a comunidade católica participou ao meio dia de Ofício de Nossa Senhora e as 18h00 de reza do terço. A partir das 19h00 era celebrada a novena/missa, e logo em seguida aconteceram às quermesses.
Dom Plínio José, bispo da Diocese de Picos, foi quem celebrou nesta manhã de quarta-feira, acompanhado por vários padres da Diocese, dentre eles, o padre Francisco Pereira Borges, pároco da paróquia de Nossa Senhora dos Remédios.
Fiéis nesta manhã participam de Missa Solene
Neste ano, a Igreja particular de Picos refletiu o tema durante o festejo “Com Maria, ser sal da terra e luz do mundo”. Há 168 anos os picoenses celebraram a festa religiosa, com a participação cada vez maior a cada ano que se passa.
A programação oficial se encerra com a celebração de uma missa, às 15h00, na Capela do Hospital Dr. Oscar, e a partir das 17h00, acontece na Igreja Matriz, a Missa da Dedicação da Catedral, e logo em seguida, a procissão pelas principais ruas da cidade.
“Com este festejo queremos manter a fé de nosso povo, seguindo o exemplo de Nossa Senhora. Acompanhei somente o dia de hoje, mas pelas informações que tive foi grande a participação dos leigos. Que possamos continuar cada vez mais sendo uma Igreja participativa”, disse Dom Plínio José.
Dom Plínio, bispo de Picos
Já o padre Chiquinho disse em entrevista que a participação dos fiéis demostra que o povo mantém a fé em Deus e em Nossa Senhora com referencia. “Foi para nós um momento revigorador de nossa fé e também de nossa missão. Agradeço a todos que contribuíram com o nosso festejo e aos fiéis que lotaram nossa Igreja durante toda programação”, finalizou.
Padre Chiquinho coordenou festejo