Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Estudantes de Medicina de Picos estagiam na rede municipal de saúde

Publicado em 20/03/2018
Por Redação
e2d0d7ba6c261ca984ece0042f60.jpg
e2d0d7ba6c261ca984ece0042f60.jpg
Patrícia Batista, diretora do HRJL/Jailson Dias

Por Jailson Dias

Os estágios iniciais dos acadêmicos do curso de Medicina da UFPI de Picos estão acontecendo prioritariamente na rede municipal de Saúde da cidade. Segundo a coordenadora da graduação, médica Patrícia Santos Batista, os alunos mais avançados estão nesse momento no 5° período. Nesse semestre mais uma turma ingressou na universidade.

“Os alunos estão estagiando nas unidades básicas de saúde e no Hospital Regional Justino Luz, é porque nesse momento são os estágios iniciais, não são os curriculares. Isso só acontece a partir do 9° período; eles já estão no nono período tendo algum contato com a prática e tendo alguma atividade, mas, nesse momento estamos usando toda a rede municipal”, explicou.

A primeira turma do curso de Medicina de Picos ingressou no segundo semestre de 2016, contando com 28 acadêmicos. Desde então tem ingressado uma turma por ano, sempre no mês de agosto. A graduação se estende por seis anos, o que dá um total de 12 períodos (cada período corresponde a um semestre). Ao terminar essa etapa o aluno pode ir para o mercado de trabalho como um clínico geral, ou cursar uma especialização que tem duração de dois anos.

Apesar da grade curricular do curso de Medicina da UFPI de Picos ser voltada para o tratamentos de doenças característica dessa região do Brasil, Patrícia Santos Batista destaca que na mais recente turma podem ser verificadas pessoas de Belo Horizonte – BH, Porto Alegre – RS, Vitória – ES, ou seja, de todo o país.

Comentários