Domingo, 06 de Outubro de 2024

Correição na Comarca de Picos analisa 10 mil processos e identifica problemas

Publicado em 01/06/2013
Por Jailson Dias
d91ffd9bb3b7486c6234f7c61c71.jpg
d91ffd9bb3b7486c6234f7c61c71.jpg
Final dos trabalhos da Correição Geral em Picos/Jailson Dias

Nas últimas duas semanas a Corregedoria Geral de Justiça do Tribunal de Justiça do Piauí (TJ/PI) promoveu uma Correição Geral extraordinária no Fórum Governador Helvídio Nunes de Barros de Picos. Em entrevista o desembargador Erivan Lopes informou que foram analisados individualmente mais de 10 mil processos da Comarca, comportando as seis Varas e mais o Juizado Especial.

O desembargador informou que a correição foi realizada, em parte, após pedidos dos advogados através da Ordem dos Advogados Brasil (OAB), Subsecção de Picos, que reclamavam da lentidão do andamento dos processos. Com isso, a correição promoveu uma análise ampla com o intuito de descobrir o que está atrasando o andamento dos processos.

“Se é a secretaria, se é o juiz, se é o Ministério Público, se é a Defensoria Pública, então feito esse diagnóstico vamos adotar as providencias necessárias para que esses problemas sejam superados e a população da Comarca de Picos receba uma prestação jurisdicional mais eficiente”, explicou.

Dentre os problemas encontrados em todos setores que foram analisados o desembargador destaca deficiências de pessoal nos quadros de duas das Varas da Comarca, da 3° Vara e da 5° Vara Criminal.

“Mas o colapso hoje em termo de material está na Polícia Civil. Só há uma delegacia regional para atender 14 municípios, a central de flagrantes foi fechada por insalubridade, só há três delegados, não há número de investigadores suficientes, nem escrivães”, declarou.   

Quanto a insuficiência do número de funcionários da Comarca de Picos o desembargador disse já ter conversado com a presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargadora Eulália Pinheiro, que deverá designar 15 novos servidores nos próximos três meses.

O desembargador alertou que após o término da correição as soluções não surgem instantaneamente, mas acredita que os frutos podem ser colhidos a longo prazo.

Comentários