Domingo, 06 de Outubro de 2024

Projeto incentiva alunos de São Luís do Piauí a melhorar leitura e escrita

Publicado em 18/03/2018
Por Edson Costa
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Alunos desenvolveram arte de ler e escrever/Divulgação

 

Alunos do 6° ao 9º anos da rede municipal de ensino de São Luís do Piauí participaram, no período de 03 a 10 de agosto, do projeto “Ler e Escrever, um Contínuo Aprender”. A iniciativa, voltada aos alunos que estudam nas Escolas Padre Marcos de Carvalho (Sede) e Manoel de Barros e Silva (Povoado Santana), teve como objetivo fazer avançar a leitura e escrita dos estudantes de forma a torná-los mais responsáveis e preparados para o mundo.

Imagens das duas escolas!

Na Escola do povoado Santana, os alunos foram divididos em três níveis de acordo com a pontuação obtida após avaliação de nivelamento: nível básico, nível adequado e nível avançado. Nas quatro turmas onde o projeto foi realizado (Básico I, Básico II, Adequado e Avançado) foram desenvolvidas atividades para incentivar os alunos a lerem e escrevem melhor. Foram realizados exibição de filmes, interpretações orais e escritas, bingos ortográficos, produção de quadrinhas malucas, reescrita de provérbios e contos clássicos e produções de diversos gêneros textuais.

Na culminância do projeto, que aconteceu na última sexta-feira (10), foram apresentadas algumas das atividades que foram realizadas durante o projeto. A turma do Básico I dramatizou a história da Cinderela. O Básico II apresentou as Quadrinhas Malucas e a caixa mágica de leitura. A turma do Adequado apresentou o painel O Poder das Palavras e o Jogo das Adivinhas Ortográficas. A turma do nível Avançado apresentou a dramatização ‘Chapeuzinho Vermelho nos tempos modernos’, a paródia No caderno da gente (da música Era uma vez), o jogo do Soletrando e o Jornal Escolar.

Para o diretor da escola Manoel de Barros e Silva, professor Valmir Barros, o objetivo principal do projeto, que era melhorar a leitura e escrita dos alunos para prepara-los melhor para a escola e para o mundo, foi alcançado.  “Os alunos demonstraram muito empolgação com o projeto, se esforçaram bastante nas atividades e fizeram o melhor no dia da culminância. Com certeza esse projeto veio a somar muito com a nossa escola como um todo”, disse o diretor.

Já a escola Padre Marcos de Carvalho, que tem como diretora Francimeire Barros, apresentou o tema: “Ler e escrever, um continuo aprender”. E para pôr em prática o projeto, foram realizadas diversas atividades baseando-se nos estudos de diversos gêneros textuais (fábulas, contos, receitas, trava língua, provérbios, memes, dentre outros) para trabalhar a leitura , compreensão e interpretação  de textos bem como a produção textual.

Como estratégias de despertar o interesse dos alunos foram ainda utilizados filmes, vídeos, músicas, organização de espaços abertos para leitura, que resultaram na produção de telejornal, parodias, desafios de leitura, relatos, soletrando, produção de texto baseados em imagens, resumos e outras produções. Tudo foi apresentado na culminância do projeto realizada nesta sexta-feira 10 de agosto.

Ao término do projeto, foi possível observar nas duas escolas a participação ativa de todos os professores, funcionários e alunos.

Toda programação contou com o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da Coordenação Pedagógica.

 

 

 

 

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