Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Instituto que colocou padre Walmir entre os melhores prefeitos do Brasil é desmascarado pelo Fantástico

Publicado em 10/03/2018
Por Edson Costa
fcf3e8835286f2a072004a4d1139.jpg
fcf3e8835286f2a072004a4d1139.jpg
Reportagem foi exibida pelo Fantástico/Divulgação

O Instituto de Pesquisa União Brasileira de Divulgação (UBD), que colocou o prefeito de Picos, padre Walmir Lima, entre os 100 melhores prefeitos do Brasil, foi desmascarado na noite deste domingo, 05 de agosto, ao entregar o diploma para um jumento que foi chamado de “Prefeito Precioso”.

A reportagem, que mostrou toda trama, foi ao ar na noite deste domingo no programa do Fantástico, da rede Globo. Na ocasião a emissora mostrou toda negociata feita com o proprietário do Instituto UBD, com um repórter da TV, onde o mesmo pagou a inscrição do evento e recebeu o certificado e medalha de premiação para que fosse entregue ao “Prefeito Precioso”.

Na reportagem os apresentadores do Fantástico classificam a empresa como sendo uma indústria de prêmios para políticos, onde o esquema envolvia empresas que vendem diplomas de “Melhor Gestor” para prefeitos, vereadores e secretários municipais, sem nenhuma checagem, na forma de pagou levou.

Reportagem mostrou premiação do "Prefeito Precioso"

Instituto premiou prefeito de Picos no mês de julho deste ano

A reportagem também alertou sobre gastos feitos pelos gestores, onde na sua maioria, pagam as inscrições e até diárias de hotéis para receberem a homenagem, com dinheiro público.

Durante a reportagem o dono do instituto reafirmou que “Não comercializa medalhas e nem diplomas”.

Contradição

No período em que foi anunciado em meios de comunicação na cidade de Picos sobre a escolha do padre Walmir como Melhor Gestor, poucos dias atrás, o Instituto BrVox, de Teresina, tinha divulgado uma outra pesquisa onde os números apareciam muito diferente. Nesta pesquisa do BrVox foram ouvidas 320 pessoas, entre os dias 16 e 17 de junho, e o padre Walmir Lima apareceu com 75% de reprovação. O nível de confiança deste instituto é de 95%.

Pesquisa realizada pelo BrVox

NOTA DE ESCLARECIMENTO DA PREFEITURA DE PICOS

 

A Prefeitura Municipal de Picos (PMP) se manifesta em relação à notícia veiculada pelo programa Fantástico a respeito da investigação do Ministério Público do Rio Grande do Sul sobre a União Brasileira de Divulgação (UBD) e a premiação dos 100 melhores prefeitos do Brasil.

Esclarece que a administração municipal de Picos não teve participação nessa fraude, pelo contrário, a gestão se sente lesada pelo instituto por ter correspondido e confiado nos critérios utilizados para avaliação. Pelo segundo ano consecutivo, o prefeito Padre José Walmir de Lima recebeu a notificação do instituto sobre sua escolha como gestor nota 10 e foi informado sobre a premiação dos 100 melhores prefeitos do Norte e Nordeste, contudo, este ano, o gestor não participou.

Em nenhum momento houve compra do título de gestor nota 10 pelo prefeito municipal. Assim, a PMP ressalta que, agora sob suspeita, a Procuradoria Geral do Município (PGM) acionará a UBD por vias judiciais para pedir esclarecimentos e reparos quanto aos danos à imagem e credibilidade da atual gestão, que foi posta em questão, atrelada a essa denúncia.

Por fim, repudia a postura do instituto denunciado, que ludibriou a população com atos extremamente inaceitáveis.      

Comentários