Há 49 dias dezenas de famílias que residem em sete comunidades rurais do município de Picos tiveram suspenso o abastecimento de água potável fornecido pela Operação Carro-Pipa. A operação coordenada pelo Ministério da Integração Nacional é executada pelo 25º Batalhão de Caçadores que leva o recurso natural às comunidades sertanejas do semiárido nordestino.
Diante da situação, na cidade de Picos o abastecimento hídrico tem sido mantido dentro das possibilidades pelo caminhão-pipa PAC 2 da Prefeitura Municipal. O veículo que tem capacidade para transportar 14 mil litros de água abastece as comunidades de Custaneira, Serra do Tanque, Mocambo, Serra dos Pereiros, Chapada do Fio, Carnaíba I e II.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Picos, Oliveiro Luz, o abastecimento ainda não está sendo feito a contento, porém garante que a água tem chegado a todas as famílias que dela necessitam.
“A partir de junho foi suspensa definitivamente enquanto aguarda-se uma autorização do Ministério da Integração Nacional para retomar o abastecimento de água nas comunidades. A água que se formou no período chuvoso está terminando de secar e estamos buscando atender as famílias dentro das nossas possibilidades”, disse o coordenador.
Oliveiro Luz explicou que o abastecimento de água pelo caminhão PAC 2 é feito diariamente distribuindo 20 litros de água por pessoa. Ao final do mês este número aumenta para 3 mil litros de água fornecidos.
O abastecimento de água potável pela Operação Carro-Pipa é destinado apenas para consumo humano e a expectativa é que a mesma seja retomada em agosto de 2018, período em que os reservatórios recuperados com a água das chuvas já podem estar secos.