Sexta-Feira, 21 de Novembro de 2025

Confira a coluna De Olho! que circula na 91° edição do jornal Folha Atual

Publicado em 24/02/2018
Por Jailson Dias
950164fdd5baaabd31dbfa078daf.jpg
950164fdd5baaabd31dbfa078daf.jpg
Bancas foram retiradas da Praça Josino Ferreira/Jailson Dias

CASSAÇÃO

Após idas e vindas a Justiça Eleitoral decidiu pela cassação do mandato do prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT). A decisão, no entanto, não tem efeito imediato e o gestor poderá recorrer ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) no cargo. Ainda assim, a oposição comemorou.

TRANQUILO?

Tão logo saiu a decisão da sua cassação, o prefeito Pe. Walmir Lima divulgou uma mensagem nas redes sociais se dizendo tranquilo. Será que tudo está realmente em paz? É difícil der crer.

BRIGA FEIA

A cassação do mandato do prefeito Pe. Walmir Lima apenas confirmou as motivações que se escondiam por trás da briga pela presidência da Câmara Municipal de Picos. O presidente do legislativo terá um poder decisório caso haja uma eleição suplementar.

COMPROMETIDOS?

Os nove vereadores que votaram no vereador Zé Luís para presidência da Câmara Municipal em junho, gravaram um vídeo afirmando que votarão novamente no “irmão” caso seja realizada uma nova eleição. A promessa foi registrada e divulgada. Será que todos permanecerão firmes até o final do ano?

ASSÉDIO

O vereador Antônio Afonso Guimarães Júnior, o Afonsinho (Progressistas), tem reclamado através da imprensa que os parlamentares da oposição estão recebendo assédio constante por parte da prefeitura para mudarem de lado e aderirem a oposição. Segundo relatou são cargos e mais cargos oferecidos a todos para que apoiem a gestão. Ele conclama que todos resistam a essas pressões.

VALE À PENA?

Será que vale à pena aderir a administração do Pe. Walmir Lima a essas alturas do campeonato? É importante lembrar que o TRE costuma confirmar as decisões de cassação dos juízes em primeira instância. É pouco provável que esse barco não naufrague.

VAZIA

Após a retirada das bancas de DVDs piratas e outras miudezas da Praça Josino Ferreira, esta ficou com outra cara. Durante os dias movimentados da semana, a única circulação que se vê nesses locais é a dos transeuntes. Resta saber se a população está aprovando a medida.

CAMPANHA

É tempo de campanha eleitoral. Nenhum pré-candidato admite isso por medo de implicações junto a Justiça Eleitoral. Embora oficialmente o período eleitoral comece apenas em agosto, a temporada de caça aos votos já está aberta faz tempo. Não faltam visitas a região de Picos buscando cooptar os eleitores.

SENADO

Apesar do ex-governador Wilson Martins (PSB) estar na frente das pesquisas, a disputa pelas duas vagas ao senado promete ser dura. O cantor Frank Aguiar já lançou a pré-candidatura e embolou tudo.

ESPERANDO

Agora que os feirantes foram retirados da Praça Josino Ferreira, resta saber qual o projeto de revitalização da prefeitura de Picos. Muito falaram nisso. Existe projeto? Sairá do papel? Ou ficará apenas em conversa?

Comentários acrescentados após a edição do jornal

RECUPERAÇÃO

Após o infarto sofrido na segunda-feira, 23, o prefeito de Picos, Pe. Walmir Lima (PT), já está melhor. Ele já saiu da UTI do Hospital de Terapia Intensiva de Teresina (HTI) e logo os médicos divulgarão novo boletim informando sobre o seu estado e a possibilidade de alta.

HISTÓRICO

Antes do Pe. Walmir Lima, o seu predecessor, ex-prefeito Kléber Eulálio, também sofreu um infarto quando exercia o cargo de mandatário político do município. Na ocasião ele foi encaminhado para Teresina e se recuperou.

MELHORAS

Toda a equipe que faz o Folha Atual deseja rápida melhora ao prefeito Pe. Walmir Lima. Que o mesmo possa voltar para Picos, continuar o seu trabalho a frente do executivo e viver bem entre familiares e amigos.

Comentários