Domingo, 06 de Outubro de 2024

Profissionais do SAMU de Picos e região participam de curso de capacitação

Publicado em 31/05/2013
Por Marta Soares
a9d3fae83b4e634df6be0a989450.jpg
a9d3fae83b4e634df6be0a989450.jpg
Curso de capacitação de Atendimento Pré-Hospitalar/Marta Soares

Com duração de cinco dias, o curso de capacitação de Atendimento Pré - Hospitalar, que está sendo realizado na sede do DNIT de Picos, bairro DNER, desde a última sexta - feira, dia 24, nos turnos da manhã, tarde e noite, está capacitando profissionais do SAMU - Serviço Móvel de Urgência -, como médicos, socorristas, enfermeiros, profissionais de hospitais e de atendimento básico, além de estudantes de enfermagem da Universidade Estadual do Piauí, campus de Picos e demais pessoas que se interessaram em fazer o curso.

Segundo a coordenadora de enfermagem do SAMU, Rosa Dantas, a cada dois anos é obrigatório os profissionais do SAMU passem por este treinamento: “Esta é uma exigência do Ministério da Saúde e além deste treinamento, os profissionais do SAMU precisam fazer ainda a educação continuada permanente. Estes treinamentos são necessários já que existem casos onde não há atendimento diário e é preciso que nós estejamos treinando para que numa ocorrência já se saiba como proceder no atendimento. Tem coisas que são inesperadas e a gente tem que treinar para relembrar e estar bem preparado”, disse.

Francisco Félix, que é enfermeiro, instrutor e coordenador do curso que está sendo feito em Picos, informa que neste curso estão sendo aplicadas técnicas de urgência e emergência, clínicas, traumáticas, psiquiátricas, obstétricas e cirúrgicas. “É um curso intenso, onde estamos fazendo inúmeras simulações. Trouxemos quatro instrutores, dentre eles enfermeiros e bombeiros, com o intuito de realizar práticas voltadas para paradas respiratórias, imobilização de fraturas, técnicas de movimentação e transporte, utilização de desfibrilador, técnicas de retirada rápida, desmaio, crises convulsivas, queimaduras, ferimentos, hemorragias, choque elétrico, hemorrágico e tudo o que preconiza esses protocolos”.

Para o enfermeiro Leonardo Feitosa, do SAMU de Picos, este curso é eficaz, tanto para quem já trabalha no atendimento de urgência, como para quem deseja um dia fazê-lo. A acadêmica do 8º período do curso de Enfermagem da UESPI de Picos, Letícia Cabral, disse ao Folha Atual que este curso é importante pelo fato de capacitar os profissionais a obter êxito logo no início do atendimento às vítimas, já que qualquer falha durante o processo pode agravar ainda mais o estado da vítima.

Além de Picos, participaram da capacitação, profissionais de Itainópolis, Dom Expedito Lopes, Jaicós, Bocaina e Teresina.

 

Comentários