Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Projeto “Amigos da Comunidade” espera realizar mais de 1000 atendimentos de saúde em Picos

Publicado em 08/02/2018
Por Redação
09ef50e378660b58b90555ed43a8.jpg
09ef50e378660b58b90555ed43a8.jpg
Voluntários do projeto "Amigos da Comunidade"/

A ideia surgiu com o objetivo de oferecer serviços de saúde gratuitos e humanizados à população de Picos. Eis que o projeto “Amigos da Comunidade”, idealizado por um grupo de acadêmicos picoenses chega à “Cidade Modelo” em 2017 e neste ano, segunda edição do evento, espera realizar mais de 1000 atendimentos de saúde.

O “Amigos da Comunidade” é coordenado e dirigido apenas por estudantes, onde profissionais de saúde atuam junto aos voluntários realizando atendimentos. O projeto oferta serviços nas áreas da Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Educação Física, Odontologia, Direito, Fonoaudiologia, Nutrição e Psicologia.

Segundo o acadêmico de Medicina e um dos idealizadores do projeto, João Lucas Santana, a intervenção comunitária nasceu em São Paulo e hoje conta com mais de 100 estudantes voluntários.

“O projeto nasceu de uma ideia primária de uma ação que realizamos em São Paulo e surgiu aquela pergunta: porque não levar esse projeto para nossa cidade natal? Porque não levar pra Picos? Que tem uma população que necessita desse atendimento. Reunimos um grupo de estudantes que estudam em Picos e em outras regiões do país e idealizamos todo o projeto”, afirmou o acadêmico.   

A coordenação das ações do “Amigos da Comunidade” está sob a responsabilidade dos acadêmicos de Enfermagem que durante desenvolvimento do projeto realizam a triagem das pessoas que buscam atendimento, os direcionando para a especialidade necessária.

“Vemos que a cidade realmente necessita e precisamos desse apoio da comunidade, pois o que realizamos é para ela. “Estaremos fazendo a triagem, verificando a pressão, verificando os sinais vitais, glicemia, ter um olhar imunizado sobre o paciente.”, explicou o acadêmico de Enfermagem, Matheus Nascimento.

Matheus Nascimento

Ações

A primeira ação do “Amigos da Comunidade” foi realizada em 2017 e teve como resultado mais de 700 atendimentos de saúde. O evento ocorreu na Unidade Básica de Saúde do bairro Passagem das Pedras.

Este ano, o projeto acontecerá nos dias 20 e 21 de julho, no horário de 8h30 às 12h e de 14h às 18h, na Escola Normal de Picos.   Para quem deseja participar, basta se descolar nas datas citadas até a Escola Normal, onde os serviços estarão sendo ofertados.         

Comentários