Um problema que tem se tornado recorrente no cruzamento das ruas Joaquim Baldoíno e São Vicente, em Picos, são alagamentos. A situação não é provocada pela água das chuvas, vazamentos na tubulação, mas sim pelo entupimento na rede por onde escoa o esgoto.
Os alagamentos têm como reflexo o forte odor e ainda dificultam o tráfego de pedestres pela via que recorrem às calçadas para se locomover.
A reportagem do Folha Atual ouviu comerciantes que trabalham no local e os mesmos afirmaram que o problema se repete pelo menos duas vezes por semana. Segundo eles, os alagamentos começaram a aparecer após o recapeamento asfáltico da rua que alterou o curso de escoamento do esgoto.
“Qualquer garrafa ou objeto maior entope o esgoto e aí se forma essa grande poça de água que traz mau cheiro e ainda pode até mesmo provocar doenças”, afirmou uma comerciante que não quis ser identificada.
Diante do alagamento, os comerciantes e moradores da Rua São Vicente acionam com frequência a gestão municipal para realizar a limpeza. No entanto, em poucos dias, o problema volta a se repetir.