Segunda-Feira, 17 de Novembro de 2025

Conselho Tutelar verifica aumento dos casos de negligência familiar

Publicado em 29/01/2018
Por Jailson Dias
5f3837331eedfcdb4699dcc38509.jpg
5f3837331eedfcdb4699dcc38509.jpg
Raimundo Nonato dos Santos/Jailson Dias

Segundo o presidente do Conselho Tutelar de Picos, Raimundo Nonato dos Santos Oliveira, verificou-se nos últimos meses um aumento dos casos de negligência familiar. Em muitas ocasiões, quando atendem as queixas, os conselheiros tem se deparado com pais que não conseguem ter controle sobre os filhos adolescentes.

“Os pais muitas vezes deixam de fazer as funções de pais para deixar os seus filhos a deriva. E quando vem a procurar pelo Conselho Tutelar, já é muito tarde. É o que eu conscientizo, que eu coloco em palestras, é que os pais não devem demorar tanto para nos procurar. Eles querem nossa ajuda quando os filhos já estão com 15 ou 16 anos, e já está com a mente formada”, comentou.

Raimundo Nonato argumenta que os pais deveriam buscar ajuda enquanto os filhos são crianças, pois uma vez que ingressão na adolescência a recuperação dos jovens é mais difícil. “Os pais tem de ter noção do filho que tem dentro de casa, então eles tem obrigação de prestar atenção nos seus filhos, e procurar logo de imediato. Muitas vezes já veem o problema e acham que vão conseguir resolver dentro de casa, e quando não conseguem procuram o conselho Tutelar, mas a situação já está grave”, comentou.

Baseado na sua observação a questão da negligência não tem acontecido tanto por despreparo ou desprezo dos pais, mas pela ausência dentro de casa. Na atualidade tanto os pais como as mães trabalham para manter o lar, e é nessa ausência que os filhos enveredam por caminhos tortuosos.

Quando recebem o pedido de ajuda por parte dos pais, o Conselho Tutelar encaminha o adolescente para o acompanhamento psicológico. Em casos mais sérios é realizado o pedido de internação e o jovem é encaminhado para Teresina.

O Conselho Tutelar recebe uma média de 20 denúncias, por dia, de todos os tipos, desde agressão até abuso. Os cinco conselheiros permanecem na sede diariamente até as 14h00, depois desse horário fica apenas o plantonistas.

Novo endereço

O Conselho Tutelar de Picos mudou de sede há dois meses. Atualmente os conselheiros estão atendendo na Rua Monsenhor Hipólito, N° 230, Centro, nas proximidades do Picoense Clube.

Comentários