Os moradores do Conduru estão indignados com a situação do bairro que carece de uma série de ações por parte da prefeitura de Picos. A equipe do Folha Atual esteve no local ouvindo os moradores e constatou o sentimento de frustração. Eles pedem desde uma limpeza geral, com a retirada do mato que toma conta das margens das ruas, pavimentação, até a troca de lâmpadas queimadas dos postes.
Nossa equipe conversou com a aposentada Gerusa Maria do Nascimento, que vive há 35 anos no Conduru. Ela informou que a situação do bairro é calamitosa, e se queixa de pagar por serviços que não são executados. “A gente paga pela iluminação pública e não tem luz nos postes, tá tudo ruim aqui. Nunca teve benefício nesse bairro, somos esquecidos”, lamentou.
Ela aponta como medida imediata para o Conduru a limpeza das ruas e uma operação para tapar os inúmeros buracos das vias públicas, cuja pavimentação está deteriorada. “Outro dia uma menina caiu de moto ali (apontando para o local da queda) porque está tudo esburacado”, informou.
Gerusa Maria do Nascimento
Como não há iluminação em muitos pontos, as pessoas evitam sair de casa à noite por medo de assaltos.
Também morador do bairro, Francisco João dos Nascimento, que reside há 35 anos no Conduru, disse que esse é o pior momento do bairro. “Rua esburacada, mato, e entra prefeito e sai prefeito e nunca fizeram nada aqui no Conduru”, protestou.
Ele disse que os moradores já procuraram providencias junto a prefeitura de Picos, mas não obtiveram resposta. “Aqui não tem nada. É uma situação ruim mesmo, eu nunca tinha visto”, protestou.
Francisco João dos Nascimento
Francisco João disse que pediria inicialmente uma obra de saneamento básico, pois o esgoto escorre pela rua e forma poças nos buracos. Na última quinta-feira, 21, representantes da Associação de Moradores do bairro estiveram na Câmara Municipal para pedir o apoio dos vereadores para os serviços necessários no Conduru. Ouviram de alguns parlamentares situacionistas que o bairro está em boa situação, recebendo os serviços necessários da prefeitura.
O vereador Afonso Guimarães, o Afonsinho (Progressistas), que integra a oposição ao Palácio Coelho Rodrigues, protestou contra a situação do Conduru e também pediu que medidas fossem tomadas imediatamente para amenizar a vida dos moradores. Ele criticou a prefeitura por se recusar a ajudar a associação na realizada das festas juninas que acontecem anualmente.