Após a última reunião entre a prefeitura de Picos e os donos de trailers no Ministério Público do Trabalho (MPT), os comerciantes ambulantes decidiram constituir advogado para tentar através das vias judiciais permanecerem nas praças públicas da cidade ao menos até o final do ano. A reunião convocada pela promotora Romana Leite Vieira não deu o resultado esperado.
De acordo com o presidente da Comissão dos Ambulantes de Picos, Eurípedes Parreira, o Pepeu, a forma como a prefeitura de Picos deseja retirar os ambulantes das praças públicas é imediatista, pois não deu tempo para que eles se organizassem. Ele criticou a Av. Beira Rio e o Shopping do Povo considerando como medidas equivocadas.
“É uma forma que repudiamos que a população não apoia, em um tempo limite e com qual interesse?”, questionou.
Pepeu informou que o objetivo é que o prazo para a retirada dos trailers seja prorrogado até o mês de dezembro, assim eles teriam tempo para encontrar outro local que considerem viável para vender os seus lanches. “Todos aqui pagam despesas do dia a dia, aí sim vamos nos programar para a gente poder desocupar essas áreas públicas. Não pode ser assim da noite para o dia, aí sim vamos ganhar tempo”, comentou.
Ele endossou que nenhum dos donos de trailers tem intenção de ir para a Av. Beira Rio. “Nós estamos em uma sociedade anulada, nós não temos para quem gritar, estamos acuados. Não temos para onde ir”, comentou.
A dona do Maná Lanches, Elinete Félix Bezerra, disse que confia na permanência na praça Josino Ferreira até que outra medida possa ser tomada. Ela informou que os seus três filhos estão sentindo os efeitos desse impasse, uma vez que a única fonte de renda da família é a venda de lanches. “Todos os dias eles me perguntam: ‘mãe, como é que vai ser?’ Estamos nos sentindo prejudicados”, lamentou.
Elinete Bezerra
Elinete Félix acha a Beira Rio inadequada e não vê a possibilidade de trabalhar ali. “Se conseguirmos um prazo maior, veremos onde poderemos ficar, mas para a Beira Rio não poderei ir porque não me vejo com possibilidade, porque trabalho com meu filho, acho inadequado e não vou”, declarou.
No dia 11 de junho o secretário de Turismo, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Iata Ânderson, promoveu uma reunião com os feirantes que trabalham nas praças e declarou que a data para a desocupação desses espaços será até 02 de julho. Os donos de trailers aguardam que essa liminar saia até o final da semana.