Terça-Feira, 08 de Outubro de 2024

Equipamento de Raio-X descartado em sucatão de Picos não oferece risco de radiação

Publicado em 22/01/2018
Por Redação
c15269df12e5c8b27ba1befe6270.jpg
c15269df12e5c8b27ba1befe6270.jpg
Equipamento de Raio-X/Reprodução/ WhatsApp

Nos últimos dois dias, a possibilidade de uma contaminação radioativa em Picos, a exemplo do que ocorreu na cidade de Goiânia há mais de duas décadas, preocupou a população local. A motivação para tamanho temor foi o descarte de um equipamento de Raio-X em um sucatão, localizado no bairro Junco.

A Polícia Militar foi acionada por populares e ao averiguar a veracidade da informação confirmou-se a existência do equipamento. Por medida de segurança, policiais militares fizeram a guarita do equipamento para que este não fosse violado. Além disso, as autoridades de saúde municipais e estaduais também foram acionadas.

“Estamos dois dias com a população aflita que Picos poderia ter uma contaminação por radiação. O proprietário da sucata colaborou conosco, ele não mexeu no equipamento, dois policiais nossos ficaram no local. Hoje recebemos a equipe da Vigilância Sanitária de Picos que apresentou a documentação atestando o registro do equipamento que não possui radiação, presente no Césio. O problema foi resolvido e a população pode ficar tranquila”, afirmou o comandante do 4° Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Edwaldo Viana.

Registro da reunião entre Vigilância Sanitária e PM

Viana acrescentou que o equipamento era pertencente a uma clínica privada da cidade e foi adquirido legalmente pelo proprietário do sucatão.

A coordenadora de Vigilância Sanitária, Rita de Cássia, assegurou que o equipamento possui registro  legal e no mesmo consta que não há existência de elementos radioativos.

Comentários