Através de uma parceria entre a Organização das Nações Unidas (ONU), Secretaria Estadual de Planejamento (SEPLAN) e a Prefeitura de Marcolândia, foi realizado nesta sexta-feira, 15, na Câmara de Vereadores do município, um encontro de discursão sobre o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que apresentou 17 propostas elaboradas pelo programa e que irão contribuir com o desenvolvimento humano em todo o mundo.
“A nossa visão está sendo cada vez mais se aproximar dos territórios e das pessoas. Está agenda 2030 que vamos falar com vocês e sobre estes objetivos não deve ser visto como um papel que tem o símbolo das Nações Unidas que vai ser esquecida em cima de uma mesa, esta agenda tem que ser viva, ela tem que ser plantada, enraizar e gerar frutos nas cidades e é por isso que estamos aqui. Esta agenda foi um documento aprovado em 2015, depois de uma consulta muito grande que envolveu pessoas comuns, onde foram apresentadas temas relevantes para a humanidade e com isso foram elaborados estes 17 objetivos que dão uma luz como a gente pode evoluir em todas estas áreas de forma integrada”, destacou Aroldo Machado, assessor do PNUD para agenda 2030.
Aroldo Machado
O prefeito da cidade, Francisco Pedro de Araújo (Chico Pitu) comemorou a realização do encontro. “Muito importante este encontro onde vamos discutir e elaborar nossas ações no sentido de atender estes objetivos de desenvolvimento sustentável apresentados pela ONU. O objetivo é que possamos elaborar o nosso Plano Plurianual (PPA) interligado com a realidade do estado, corrigindo os erros, criando novas opções de investimentos e principalmente ouvindo a população para que juntos possamos elaborar o nossas estratégias”, frisou.
Chico Pitu, que é o atual presidente do Território do Vale do Itaim, lembrou ainda que foram convidados representantes dos 16 municípios que integram o referido território.
De acordo com o assessor técnico da SEPLAN, Gabriel Favero, através de parceria com a Prefeitura e ONU, está sendo trabalhado como que os diferentes instrumentos de planejamento, tanto a nível estadual como a nível municipal, estão contemplando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. “Então esta atividade trata disso, de apresentar com o PPA do município de Marcolândia tem se comunicado com os objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis, e se isso não tem acontecido, de que forma a gente pode fazer para pensar em contemplar estes objetivos de Desenvolvimento Sustentável, trazendo esta meta de desenvolvimento com sustentabilidade aqui no município”, disse.
Chico Pitu com Rejane Tavares e Gabriel Favero
Já a superintendente de Planejamento Estratégico da SEPLAN, Rejane Tavares, destacou a necessidade de planejar os objetivos, elaborar projetos, pensar no futuro. “É este o trabalho que a gente vem fazendo nesta parceria com o PNUD. Durante este encontro vamos debater e conversas sobre o que queremos para o futuro da cidade de Marcolândia”.
Renata Rubian, representante da ONU, explanou sobre os 17 objetivos sustentáveis
Além do prefeito, representantes da Organização das Nações Unidas e da SEPLAN, estiveram presentes a vice-prefeita Vanete Rodrigues, os vereadores Dunga, Birica, Luísa Roberta, Junior de Vanete, Chico Joaquim, Robério Teixeira e Erivan Ramos; secretários municipais; representantes de órgãos e entidades governamentais e populares.