Durante reunião realizada na manhã desta segunda-feira, 11, na sala de reuniões do Palácio Coelho Rodrigues, sede do poder executivo municipal, o secretário de Turismo e do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico de Picos, Iata Ânderson, comunicou aos donos de trailers que eles têm até o dia 02 de julho para desocupar as praças públicas. Nessa data acontecerá a inauguração do “Espaço Beira Rio”, para onde serão realocados os trailers.
Iata Ânderson informou que a reunião dessa manhã se deu para confirmar quem está disposto a mudar sem maiores problemas. Já aqueles que resistirem serão proibidos de trabalhar nas praças, como também não poderão mais se deslocar para a Av. Beira Rio, uma vez que a prefeitura convocará as pessoas que fazem parte do cadastro de reserva. “Para aqueles que persistirem até o dia 02, os espaços serão embargados e proibidos de funcionar”, sentenciou.
Caso os donos dos trailers não retirem a sua estrutura das praças, o secretário informou que a prefeitura o fará, e para os pequenos comerciantes receberem de volta os trailers terão de pagar multa e responder a um processo administrativo.
Ao todo 15 trailers deverão ser removidos das praças Josino Ferreira e Félix Pacheco. A Av. Beira Rio comportará entre 17 e 20 trailers. Quanto aos donos das bancas de CDs, DVDs e miudezas, estes serão transferidos para o “Shopping do Povo”, localizado na Rua Monsenhor Hipólito, às margens do Rio Guaribas.
Indagado sobre a reunião a ser promovida pelo Ministério Público Estadual (MPE) no próximo dia 14 de junho, para mediar essa questão e sugerir que os trailers continuem nas praças obedecendo a especificações, Iata Ânderson disse que não vê a questão com preocupação, mas que os ambulantes ouvirão da própria promotoria que a mudança é inevitável. “São apenas dois dessa turma que vem armados para não aceitar conversar, eles querem que a opinião deles seja validada”, declarou.
Quanto as argumentações de que a Av. Beira Rio seria um espaço insalubre, com mosquitos e água parada, Iata respondeu que não há mal cheiro, e que água é oriunda do Supermercado Carvalho, passando antes por um processo de decantação, não se tratando de esgoto. O secretário também disse que não há mosquitos além do aceitável. “Nada que não tenha em qualquer casa aqui de Picos”, comentou.
Iata Ânderson disse que não percebe o surgimento de uma questão pessoal em torno desse problema, embora já tenha ouvido por várias vezes expressões pejorativas compartilhadas nas redes sociais contra a pasta que chefia.
Um dos donos de trailers da Praça Josino Ferreira, Luís Araújo dos Santos, participou da reunião e disse que não vai para Av. Beira Rio porque não há público para vender os lanches, no entanto, também não ficará na praça. Ele informou que vai procurar outro local para trabalhar. “A gente se prejudica, mas eles também ficam prejudicados, porque todo mundo tá contra isso”, declarou.
As pessoas que vendem lanches durante o dia também serão realocados para o Shopping do Povo.