O Brasão Oficial do Município de Picos aprovado pela Câmara Municipal em sessão realizada na tarde da quarta-feira, 06, e apresentado a população, tem gerado muita controvérsia. Para saber o que as pessoas estão achando o Folha Atual perguntou através de sua página oficial no Facebook, qual a opinião dos internautas, havendo uma clara divisão.
Houve quem achasse desnecessária a criação do brasão, argumentando que há outras prioridades para a cidade. Algumas pessoas disseram ainda que a “política comunista” do município é o que precisar mudar. Outros acharam simplesmente bonito, mas as torres cinzas sobre o brasão geraram muita controvérsia.
Confira algumas das opiniões:



O brasão ainda será encaminhado ao prefeito Pe. Walmir Lima (PT) para ser possivelmente sancionado. Muitas autoridades municipais já o compartilhavam nas redes sociais mostrando aceitação. A partir de sua sanção esse brasão constará em todos os documentos oficiais do município e não mudará mais nem nas gestões futuras.
Significados do Brasão Oficial
O brasão exalta as culturas de plantio do alho e algodão, que acompanham a trajetória secular da cidade, além da cajucultura e apicultura, que atualmente colocam a cidade de Picos em lugar de destaque como produtora e exportadora de Mel.
Aspectos geográficos e naturais, como os morros característicos que dão nome a Picos, o céu de azul vibrante, o sol tão quente o ano inteiro e o lendário Rio Guaribas, também são lembrados no Brasão.
As características da infraestrutura da cidade, a exemplo das rodovias federais, que fazem de Picos, o segundo maior entroncamento rodoviário do Nordeste, e a imponente Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, considerada a Segunda Maravilha do Piauí, também são destacados com todo o seu simbolismo e representatividade.
Além de trabalhar os aspectos culturais e a memória histórica, o Brasão é considerado um legado que o Município deixará para esta e as gerações vindouras da cidade de Picos.
Responsáveis pelo desenvolvimento do Brasão de Picos
O Brasão foi desenvolvido pela Coordenação de Comunicação Social do Município, em parceria com notáveis picoenses. Destacaram-se na construção simbólica, gráfica e histórica, o advogado e coordenador de Comunicação Social, José Antônio Monteiro Neto, a Jornalista Marta Soares de Lima, o Design Gráfico Marcelo de Sousa Damasceno (in memoriam), a professora e artista plástica, Raimunda Fontes de Moura e a professora e secretária de Planejamento Orçamento e Avaliação, Maria Oneide Fialho Rocha.
Com informações do site da prefeitura de Picos