Dois estudantes do curso de Licenciatura Plena em Química do IFPI de Picos realizaram na manhã desta terça-feira, 05, testes no Posto de Combustíveis Dois Amores, localizado na Av. Getúlio Vargas. Munidos dos equipamentos necessários os estudantes misturavam a gasolina vendida no posto com outras substâncias para testar a sua pureza.
Segundo o assessor de comunicação do posto, Raniel Canuto, a iniciativa partiu da própria empresa que firmou uma parceria com o IFPI. Um químico foi levado até a instituição e instruiu os alunos sobre como diferenciar uma gasolina de qualidade de outra adulterada.
Depois do treinamento os estudantes vão até o posto, onde fazem os testes na frente dos clientes e pessoas interessadas, explicando todo o procedimento, para atestar a qualidade do combustível. A presença deles nesse posto será verificada sempre nas terças e quintas feiras.
O estudante de Química do IFPI, William Gomes, explicou que o teste era simples e que mais postos de Picos deveriam fazer um trabalho semelhante para que os clientes soubessem a qualidade da gasolina pela qual estão pagando. Para esse teste de qualidade, eles utilizaram apenas dois aparelhos: decímetros e termômetros, além de água.
“A Agência Nacional do Petróleo (ANP) é quem regula, então estamos seguindo os padrões da ANP, seguindo a tabela oficial, que comprova a qualidade do combustível entre 26 e 28%”, informou.
Com a recente greve dos caminhoneiros, muitas cidades pelo país ficaram sem combustível, e alguns postos pelo País terminaram por vender gasolina adulterada, causando sérios prejuízos nos veículos automotivos.