Quinta-Feira, 10 de Outubro de 2024

Petistas defendem que PT evite coligações para deputado estadual

Publicado em 14/12/2017
Por Jailson Dias
bbd92bc5b9d6ac1a54658f1ceb48.jpg
bbd92bc5b9d6ac1a54658f1ceb48.jpg
Vereador Wellington Dantas/Jailson Dias

Segundo o vereador Wellington Dantas (PT) os seus correligionários do PT de Picos e do Piauí defendem que o partido evite formar coligações para disputar os cargos de deputado estadual. Ele lembrou que na eleição de 2010 o partido adotou essa postura e elegeu cinco parlamentares, ao passo em quem 2014, ao se coligar com o Progressistas e o PTB elegeu apenas três candidatos.

Os prognósticos para o partido para o pleito de 2018, caso forme coligações, são ainda piores. “Nos nossos cálculos é que se sairmos coligados o PT só elege dois, no máximo três, porque um blocão de partidos favorece os outros partidos que tem menos candidatos, mas tem potencial de votos maior”, comentou Wellington Dantas.

A decisão final do partido será tomada no dia 18 de maio, em reunião a ser realizada entre todos os correligionários em Teresina. Mesmo que para o próximo pleito já esteja decidido que os partidos não poderão mais formar coligações para as candidaturas proporcionais, ou seja, cargos do legislativo, como já dito por Wellington Dantas, o PT deseja seguir essa linha a partir de agora.

Para tanto o PT ainda precisa conter os planos do governador Wellington Dias (PT) que historicamente enfraquece o partido no interior em nome das alianças com as demais legendas que formam a sua base aliada. Wellington Dias tem enfrentado resistência dentro do seu partido com relação a candidatura a reeleição do senador Ciro Nogueira (Progressistas) que vem sendo combatida por vários diretórios, inclusive o de Picos.

Quanto ao diretório do PT de Picos, Wellington Dantas comentou que um grupo ligado ao Pe. Walmir Lima (PT) já anunciou que seguirá a sua liderança e apoiará o deputado estadual Severo Eulálio (MDB), na luta pela reeleição, ao passo que outra ala estuda trabalhar em favor de um petista. Como o prefeito retirou o apoio a deputada estadual Flora Izabel (PT), ela teria se distanciado da cidade de Picos e agora o partido busca outra possibilidade.

Depois da decisão do Pe. Walmir de apoiar um nome que não integra os quadros do Partido dos Trabalhadores, os correligionários jamais se reuniram novamente para debater o assunto, embora a maioria tenha se mostrado contrária a essa postura.

Wellington Dantas informou que o seu nome continua a disposição para análise do PT. “Se o partido definir que tem candidatura pura para deputado estadual, sem coligações, e que o nosso nome aqui precisa sair para reforçar, nós sairemos, se tiver coligação aí vamos definir que nome apoiar aqui na cidade de Picos”, declarou.

Comentários